segunda-feira, 28 de junho de 2010

As Desencamisadas (ou Desfolhadas)

Chama-se “desencamisada” (ou "desfolhada", nalgumas terras) à tarefa que consiste em separar as espigas de milho (o grão propriamente dito, as também chamadas "maçarocas"), depois de secas, da sua parte exterior, que é folhosa. Esses “invólucros”, designados por “camisos”, “samarros” ou “folhos” ("folhelhos") eram (são) depois aproveitados para alimento de animais ou até para enchimento de almofadas, nas famílias mais pobres.

As desencamisadas decorriam no Verão, pelo que, muitas vezes, se aproveitava as horas de menor calor, durante a noite, depois do jantar, à luz de candeeiros ou simplesmente ao luar! Quando decorriam durante o dia, o serviço era feito debaixo dalguma árvore ou doutra sombra improvisada…

O milho é o cereal que dá mais trabalho a cultivar. São atividades próprias do seu cultivo: semear, sachar, mondar, fazer leiras, regar, despontar, desfolhar, colher, transportar para a eira, desencamisar, debulhar. E quase todas são feitas manualmente, pelo que é justo realçar o árduo trabalho que se costuma ter com o cultivo deste cereal, durante a Primavera/Verão. Se acrescentarmos, ainda, todo o processo de moagem e da feitura do pão, mais sobressai a canseira tida durante todo o ciclo deste cereal...

A tarefa de desencamisar aparece, pois, já quase no fim desse ciclo. Mas quem não gosta(va) de se juntar ao grupo, nas desencamisadas? Mais uma vez, era altura de se manifestar o espírito de entreajuda (e de comunidade) das pessoas da nossa aldeia. Ao redor do monte de espigas, sentados em bancos ou no chão, dá-se aos braços, separando, uma a uma, as espigas dos camisos (folhos ou samarros). Os camisos são deitados para o chão e afastados gradualmente para trás, enquanto as espigas são colocadas em cestos e levadas para a eira (ou um local livre, plano), onde vão estar a secar, ao sol, por algum tempo.

Uma eira de milho.

Era habitual contarem-se histórias, anedotas, etc., durante as breves horas que durava a desencamisada. Lembro-me de que era habitual os rapazes (e também certas raparigas) desejarem ter a sorte de desencamisar uma ou mais espigas pretas (ou avermelhadas, também chamadas de "milho-rei"). Isso dava direito a um beijo aos/dos elementos do sexo oposto presentes!...

Também era frequente a desencamisada acabar com a partilha de uma melancia (ou mais), algumas vezes colocada, antecipadamente, pelo dono, debaixo do monte de espigas, para servir de surpresa aos que deram o contributo...

Toda a tarefa acabava por constituir também um agradável convívio, de sã camaradagem e de comunitarismo entre as pessoas da aldeia.

Mais tarde, as espigas seriam guardadas, debulhadas, etc., dependendo da utilização a dar ao respectivo grão. Costumava-se guardar as melhores (as maiores, de grão mais cheio), para servirem de semente para o ano seguinte.

A debulha antiga era feita com moueiras (manguais), instrumentos feitos de dois pedaços de madeira (unidos por uma tira de couro), o mais curto e grosso dos quais era arremessado fortemente, de cima para baixo, sobre o cereal a malhar.  Às vezes, também se usavam os fueiros dos carros. Batiam-se, assim, as espigas, para separar o máximo de grãos dos "sabugos" ("maçarocas").

Uma moueira (mangual).

Depois, à mão, separavam-se alguns grãos restantes. Se possível, a malha devia ser feita dentro de casa (ou numa chamada "casa de milho"), para não se perderem os grãos que saltavam.

A última tarefa consistia em transportar os camisos para os palheiros, em carroças ou dentro de panos, para aí serem guardados, antes de virem as primeiras chuvas do Outono...

Posteriormente, no final da década de 1960, apareceram as debulhadoras mecânicas, movidas por tractor, fazendo o trabalho mais rapidamente e com menor esforço. (ver "À eira, colmo", de 27jan2010 e a Pág. 11 - Fotos antigas...)

--------------------
    
(Espero um dia acrescentar outras fotos, mesmo que sejam actuais...)