PÁGINAS DO BLOGUE (Nota: as últimas actualizações de cada pág. estão no início ou final):

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Feira de São Bartolomeu (dia 24ago)

Em 24 de Agosto, comemora-se o dia de São Bartolomeu (também conhecido por Natanael, Nathanael Bar-Tholomai, Bartholomäus, Bartholomew, etc.). Foi um apóstolo que viajou por quase toda a Ásia e Médio Oriente. É também considerado o apóstolo da Arménia.

Na pintura da Última Ceia, de Leonardo da Vinci, São Bartolomeu é o apóstolo mais à esquerda.
     Em Proença, existe uma zona da vila (entrada do lado nascente, vindo do Vale Porco) chamada São Bartolomeu, assim como uma capela em sua honra. Fica mesmo em frente à Pousada das Amoras...

Ao dia deste santo esteve sempre associada a maior feira do ano, a Feira de Agosto ou de São Bartolomeu (antigamente também conhecida por Feira das Melancias), já que as outras feiras ao longo do ano (maio e dezembro) sempre tiveram menor significado.

Montes como este eram frequentes na Feira das Melancias...
Antigamente, não havia praticamente ninguém que não fosse à vila, por ocasião dessa feira. Quase todas as ruas de Proença (que eram poucas na altura) eram ocupadas com tendas (e toldos que protegiam do calor ou da chuva). Vendia-se e comprava-se quase de tudo, mas realço: roupas, calçado, alfaias, árvores de fruta, loiças e artigos de barro, pipas de vinho, frutas (melancia e melão), gado, etc.

Enquanto ainda não havia a generalização do uso de veículos automóveis, dava gosto ver as estradas cheias de pessoas que se deslocavam a pé, em burros, em carroças... Poucos eram os que iam de camioneta de carreira, pois havia apenas uma ou duas, pela manhã e outras tantas ao fim da tarde, para o regresso à aldeia.

De todas as lembranças que tenho desse dia de feira, o que mais me impressionava era a forma como os nossos pais lidavam com os negociantes: pela manhã, costumavam observar os artigos que lhes interessavam, perguntavam o preço, às vezes experimentavam (por exemplo, roupas e calçado). Mas, muitas vezes, essas compras eram feitas apenas perto do final da feira, altura em que era costume os preços baixarem, quando os negociantes estavam já a arrumar os artigos e lhes apareciam os fregueses que tinham andado antes a regatear os preços!... 
    
Ir à feira e não comprar (e comer) melancia e, às vezes melão, não era habitual. Via-se famílias inteiras, pela hora do calor, em maior quantidade na zona da Senhora das Neves (entrada sul), a deliciarem-se com melancia apetitosa, que provinha principalmente do Ribatejo ou dos campos de Idanha/Ladoeiro.

Também me lembro de que muitos jovens aproveitavam a deslocação para a feira, ou o regresso da mesma, para conhecer novas moças e, por vezes aí, começar um namoro!...

---------

Sites que pode visitar, como complemento:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%9Altima_Ceia
http://www.igogo.pt/proenca-a-nova/ (Guia de turismo e lazer de Portugal. Mais de 130 mil pontos de interesse: hotéis, restaurantes, pontos turísticos, etc.)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Receitas tradicionais da aldeia (em constr.)

Caros amigos valecarreirenses,

Vamos lá a reunir as tradicionais receitas da nossa terra, para aqui publicarmos. Agradecemos a todos os que se dignem colaborar. Enviem-me os contributos para um dos e-mails do blogue. - (Podem ver os contributos na coluna à direita...)

E que acham da ideia de, num certo ano, fazermos o Convívio/Festa apenas à base destas receitas tradicionais?...

Sugestões:

- Couves de azeite
- Couves requentadas
- Couves com carne nova (bofes, suã, sangue...)
- Arroz de tortulhos
- Gasalhos na brasa
- Arroz de miúdos
- Cabrito (ou borrego) no forno (ou com massa)
- Semeneta (semineta)
- Assaduras (febras)
- Sopas com ovos, fatias de pão e poejos
- Sopa à Lavrador
- Sopa da Boda
- Sopas de cavalo cansado
- Rancho
- Batatas amassadas com tomate (e sardinha assada)
- Batatas e cebolas assadas no forno (de cozer o pão)
- Salada de almeirão com feijão (e chouriças)
- Migas de alho
- Tigelada
- Arroz-doce
- Leite-creme
- Marmelada e geleia
- Papas de milho
- Broinhas
- Filhoses e belhoses
- Cadarrapos
- Jeropiga
- Figos secos
- Pevides de abóbora
- Tremoços (adoçados no poço ou na barroca)
- Castanhas veladas
- Freiras (pipocas), no lar da lareira
- Bolotas assadas no borralho (ou no lar)
- Refresco com água e umas gotas de vinagre (ou vinho)
- ...