PÁGINAS DO BLOGUE (Nota: as últimas actualizações de cada pág. estão no início ou final):

domingo, 3 de agosto de 2014

Aí estão as canículas (primeiros doze dias de Agosto)...

Alguém se lembra de ouvir os seus pais, avós ou vizinhos falar das canículas? Eu lembro. E vou explicar do que se trata.

Na nossa região, diziam os antigos que os primeiros dias de Agosto de cada ano "arremedavam" o tempo do ano seguinte!  Isto é, acreditavam eles que o estado do tempo nos primeiros 12 dias de Agosto daria uma indicação genérica do tempo que iria estar no ano seguinte. Agricultores, pastores, pescadores, etc. tinham necessidade de projectar (prever/antever) o que iria acontecer...

Cada dia corresponderia a um mês. O dia 1 indicava o tempo em Agosto (o primeiro dia era guardado para si); o dia 2 arremedava Janeiro; o 3, Fevereiro; etc. Consoante o tempo que estava ao longo do dia (pela manhã, à tarde e à noite), assim iria ser o mês correspondente, no ano seguinte. Esta era a correspondência:

1 - ago
2 - jan (O jan. de 2015 seria chuvoso. Aqui poderá dar certo!!!)
3 - fev
4 - mar
5 - abr
6 - mai
7 - jun
8 - jul
9 - set
10 - out
11 - nov
12 - dez

De notar que, de zona para zona do país (penso que mais na parte sul), havia algumas diferenças na distribuição dos dias...

Isto deixa logo antever o rigor ou a veracidade da tal correspondência! E a tão grande distância!? Evidentemente que, com os conhecimentos de hoje em dia, que são aceites numa base científica, a previsão dos elementos do tempo (ou clima) não pode ser vista da mesma forma de antigamente... Até a designação de "fenómenos" meteorológicos deixava a ideia de que não se sabia a origem ou razão de ser dos estados do tempo... Tudo isso mudou. 

No entanto, para que os mais novos saibam algo mais do nosso passado, aqui ficou esta descrição...

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Olha ali em baixo... a luz do Vale da Carreira!...

     Vi fotos lindas que não resisto a me referir a elas. Ambas foram tiradas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

     A primeira é do início da noite do passado dia 26 de julho:



     A iluminação nocturna, na imagem, mostra bem a distribuição e/ou a densidade dos aglomerados urbanos... Lá estão também as luzes da nossa aldeia!!! Só que é impossível saber quais. Mas, num futuro breve, deve ser possível, pois começam a aparecer fotos com tão grande definição, que se espera ser possível isso e muito mais... (Já há muitas fotos na net: procurar "fotos em gigapixels")

     Depois, aqui vai outra que mostra a Lua Cheia, numa perspectiva curiosa. À direita estão partes da ISS (painéis e módulos):



     Entretanto, se quiserem, aproveitem para se deliciar com a colecção de mais de 700 fotos, desde os treinos e preparação dos cosmonautas/astronautas da ISS, passando pela ida e vida a bordo, até às magníficas vistas de lá de cima... Apreciem aqui: https://www.flickr.com/photos/nasa2explore/sets/72157631560566351/page10/

----

NB: Podem ver também: https://twitter.com/AstroKarenN