Esta parte final de 2023 tem sido difícil para muita gente, no que toca à saúde. Refiro-me à enorme quantidade de pessoas com doenças respiratórias ou infectadas com gripe, muitas delas com a Gripe A (vírus do subtipo/estirpe/variante H3N2, em especial).
Editado em 05jan2024: fala-se agora que a variante H1N1 (vírus que aparenta ser mais severo) está em força, nas últimas semanas, sendo a causadora de maior mortalidade no país. Veja.
Apesar de todas as vacinas da gripe e Covid já administradas. Valha-nos ao menos o facto de se revelar menos agressiva, na maior parte das pessoas (com excepção dos doentes imunodeprimidos, crónicos ou muito jovens), apesar de bastante contagiosa...
E espera-se que ainda se não tenha atingido o seu pico. Daí que não seja despropositado respeitar algumas medidas de higiene e afastamento ou isolamento, tão aconselhadas e seguidas aquando do início da pandemia de COVID-19.
De notar que os organismos/serviços de saúde não conseguem dar resposta atempada aos doentes que a eles acorrem. Aconselha-se a usar primeiro o contacto com a linha "Saúde 24" (800242424).
----
Acrescentado, em 13jan2024:
A partir do dia 15jan, a vacinação contra a gripe passa a ser gratuita para maiores de 50 anos (era-o acima dos 65 anos).