Consulte o site do Governo, para conhecer as novas medidas de cada fase (levantamento progressivo de restrições), acedendo aqui:
BEM-VINDO A ESTE BLOGUE, QUE RETRATA ALGUMAS TRADIÇÕES OU A HISTÓRIA DA ALDEIA, EVENTOS, HOMENAGENS, ETC. TAMBÉM TEM INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DO TEMPO (É CLARO, FUI METEOROLOGISTA, MAIS DE 30 ANOS). VALECARREIRENSE/AMIGO, QUER COLABORAR? CONTACTE-ME (Ver abaixo, em Acerca do autor). «»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«» Nota: Este é também o blogue da "ASSOCIAÇÃO LAVRAR" - Liga dos Amigos do Vale da Carreira (Ver Pág. 10)
PÁGINAS DO BLOGUE (Nota: as últimas actualizações de cada pág. estão no início ou final):
sexta-feira, 30 de julho de 2021
domingo, 25 de julho de 2021
Era/É uma excelente descoberta...
quinta-feira, 22 de julho de 2021
Vale da Carreira e Mesão Frio, quase simultaneamente, entram de luto
Com apenas 1 dia de diferença, estes nossos dois concidadãos/amigos ascenderam à eternidade. Os nossos sentimentos às famílias enlutadas e amigos.
Como as vivências e a longevidade podem ser tão diferentes entre as pessoas!
Primeiro, o Rui Pacheco, que casou no Vale da Carreira, com a Conceição Cardoso (Pacheco), era ainda relativamente novo (73 anos), mas vinha já evidenciando problemas de saúde:
No dia seguinte, partiu a Ti(a) Maria da Conceição Augusto Farinha (viúva há imensos anos), de Mesão Frio. Ela foi a pessoa com maior longevidade por mim conhecida (e, penso, pelas gentes destas aldeias, pelo menos nas últimas décadas): tinha 106 anos!:
Sobre ela, diz Gracinda Tavares Dias, sua sobrinha, por afinidade (viúva dum seu sobrinho, o Virgílio):
"Pessoa com uma memória privilegiada, transmitindo-me muitos usos e costumes..." E, depois:
Andou sempre bem de saúde.
Só acamou muito recentemente.
Foi muito estimada pela família.
Não é, muita gente que chega, assim aos 106, quase 107 anos.
Deixou-nos, ontem, com muita pena nossa.
Penso ser merecedora de um bom lugar, na eternidade."
-----
Que ambos descansem na paz do Senhor!
sábado, 17 de julho de 2021
quarta-feira, 14 de julho de 2021
Antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca. CVC em "sala aberta", em Lisboa. Etc.
1. Quem tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e ainda não tomou a segunda, tome atenção: pode/deve antecipar a segunda dose para data anterior à qual estava marcada... Saiba o que fazer (atenção aos horários!)...
Leia:
https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/13/antecipacao-2-a-dose-da-astrazeneca/
2. Gerido por militares, encontra-se em funcionamento, no Pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, um dos CVC, em regime de "sala aberta"*.
Está agora disponível para todos os maiores de 17 anos, que não tenham tomado qualquer dose ou não tenham sido contactados (por lapso ou por estarem no estrangeiro, p/ ex.); antecipações da segunda dose da AstraZeneca (de 12 para 8 semanas); alguns auto-agendamentos; população de migrantes; e a campanha do "vacina-te", para os mais jovens já elegíveis...
3. De referir também que os alunos que irão frequentar o Programa ERASMUS passam a ser elegíveis para iniciar a toma da vacina. Veja a notícia.
4. Lembro que pode ver muitos outros assuntos sobre a pandemia de COVID-19, aqui. Ou pesquise no espaço para o efeito ou por etiqueta (lateral do blogue ou abaixo de cada artigo/mensagem)...
----
* Nota: convém não confundir "sala aberta" com "Casa Aberta".
segunda-feira, 12 de julho de 2021
Calor de Verão!
O dia 10jul2021, foi o mais quente, em Portugal Continental, até ao momento. Nesse dia, as temperaturas máximas registadas (sujeitas as validação posterior) na rede das EMA do IPMA foram:
(clicar, para ver melhor)
A região mais atingida foi o Alentejo, como é quase normal. Felizmente que, no dia seguinte, os valores desceram, associados a um aumento do vento de NW/N (nortada), excepto na parte central do Algarve:
(clicar, para ver melhor)
Mas, o Interior Centro e o Sul voltaram a sofrer com as poeiras do Norte de África. Ao final do dia 11, notava-se bem nesta imagem de satélite:
entre o Norte e o Sul!
No Litoral Oeste, voltaram as nuvens baixas, entrou ar marítimo em todo o país e as temperaturas baixaram.
Dias 12 e 13 continuam mais amenos, mas as temperaturas voltarão a subir, nos dias seguintes.
Acrescentado em 18jul:
Numa primeira análise, diremos que, entre dia 10 - e mesmo já no dia 9, no Alentejo - e dia 17 de Julho, o calor foi intenso (à excepção dalgumas zonas do litoral oeste, e dos dias um pouco mais amenos, de 12 e 13jul). No dia 18jul, as zonas mais próximas da fronteira, ainda se manteve com valores máximos acima de 35°...
O IPMA deverá abordar melhor o assunto desta(s) "vaga de calor", tipicamente do Verão, nos seu Boletim Climatológico (a ver no separador "Clima")...
quinta-feira, 8 de julho de 2021
Os "semáforos" também na vacinação...
À semelhança do sistema de "semáforos" criado para a lotação das praias, surge agora também a hipótese de se saber como estão os tempos de espera (demora em fila) nos Centros de Vacinação COVID (CVC).
Na página da DGS/SNS, lê-se:
"Os Centros de Vacinação contra a COVID-19 começaram a funcionar a 7 de julho com semáforos virtuais que estimam os tempos de espera.
Se a luz do semáforo virtual estiver vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela, a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora. Quando a cor for verde, o período provável de espera é de 30 minutos."
Consulte os horários dos CVC e aceda aos "semáforos", com os tempos de espera existentes, aqui. (Pesquise por ARS e/ou Concelho. Verifica-se que muitos dos CVC estão sem actualizar os "semáforos" e com indicação de "encerrado" ou N/D - informação não disponível).