sexta-feira, 30 de julho de 2021

Novas fases de desconfinamento

Consulte o site do Governo, para conhecer as novas medidas de cada fase (levantamento progressivo de restrições), acedendo aqui:

https://covid19estamoson.gov.pt/

domingo, 25 de julho de 2021

Era/É uma excelente descoberta...

Os problemas de saúde associados ao pâncreas são, muitas vezes dificeis de detectar, em fase inicial especialmente. Nas ecografias abdominais, esse órgão fica escondido pelo estômago, baço, intestino, gases, etc...

Esta solução/técnica/descoberta pode vir a revelar-se eficaz, uma esperança para os cancros do pâncreas: 

Copiado do Facebook. 

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Vale da Carreira e Mesão Frio, quase simultaneamente, entram de luto

Com apenas 1 dia de diferença, estes nossos dois concidadãos/amigos ascenderam à eternidade. Os nossos sentimentos às famílias enlutadas e amigos. 

Como as vivências e a longevidade podem ser tão diferentes entre as pessoas!

Primeiro, o Rui Pacheco, que casou no Vale da Carreira, com a Conceição Cardoso (Pacheco), era ainda relativamente novo (73 anos), mas vinha já evidenciando problemas de saúde:



2 fotos do Rui com a família feliz.

No dia seguinte, partiu a Ti(a) Maria da Conceição Augusto Farinha (viúva há imensos anos), de Mesão Frio. Ela foi a pessoa com maior longevidade por mim conhecida (e, penso, pelas gentes destas aldeias, pelo menos nas últimas décadas): tinha 106 anos!:



A Tia Conceição,
na comemoração dos 101 anos.

Sobre ela, diz Gracinda Tavares Dias, sua sobrinha, por afinidade (viúva dum seu sobrinho, o Virgílio):

"Pessoa com uma memória privilegiada, transmitindo-me muitos usos e costumes..." E, depois:

"A minha tia de Mesão Frio, de Cardigos era muito rija.
Andou sempre bem de saúde.
Só acamou muito recentemente.
Foi muito estimada pela família.
Não é, muita gente que chega, assim aos 106, quase 107 anos.
Deixou-nos, ontem, com muita pena nossa.
Penso ser merecedora de um bom lugar, na eternidade."

-----

Que ambos descansem na paz do Senhor!

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca. CVC em "sala aberta", em Lisboa. Etc.

1. Quem tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca e ainda não tomou a segunda, tome atenção: pode/deve antecipar a segunda dose para data anterior à qual estava marcada... Saiba o que fazer (atenção aos horários!)...

Leia:

https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/13/antecipacao-2-a-dose-da-astrazeneca/

2. Gerido por militares, encontra-se em funcionamento, no Pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, um dos CVC, em regime de "sala aberta"*.

Está agora disponível para todos os maiores de 17 anos, que não tenham tomado qualquer dose ou não tenham sido contactados (por lapso ou por estarem no estrangeiro, p/ ex.); antecipações da segunda dose da AstraZeneca (de 12 para 8 semanas); alguns auto-agendamentos; população de migrantes; e a campanha do "vacina-te", para os mais jovens já  elegíveis...

3. De referir também que os alunos que irão frequentar o Programa ERASMUS passam a ser elegíveis para iniciar a toma da vacina. Veja a notícia.

4. Lembro que pode ver muitos outros assuntos sobre a pandemia de COVID-19, aqui. Ou pesquise no espaço para o efeito ou por etiqueta (lateral do blogue ou abaixo de cada artigo/mensagem)...

----

* Nota: convém não confundir "sala aberta" com "Casa Aberta".

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Calor de Verão!

O dia 10jul2021, foi o mais quente, em Portugal Continental, até ao momento. Nesse dia, as temperaturas máximas registadas (sujeitas as validação posterior) na rede das EMA do IPMA foram:

Temp. Máx. - 11jul
(clicar, para ver melhor)

A região mais atingida foi o Alentejo, como é quase normal. Felizmente que, no dia seguinte, os valores desceram, associados a um aumento do vento de NW/N (nortada), excepto na parte central do Algarve:

Temp. Máx. - 12jul
(clicar, para ver melhor)

Mas, o Interior Centro e o Sul voltaram a sofrer com as poeiras do Norte de África. Ao final do dia 11, notava-se bem nesta imagem de satélite:

Note-se a "opacidade" ou diferença de cor
entre o Norte e o Sul!

No Litoral Oeste, voltaram as nuvens baixas, entrou ar marítimo em todo o país e as temperaturas baixaram.

Dias 12 e 13 continuam mais amenos, mas as temperaturas voltarão a subir, nos dias seguintes.

Acrescentado em 18jul:

Numa primeira análise, diremos que, entre dia 10 - e mesmo já no dia 9, no Alentejo - e dia 17 de Julho, o calor foi intenso (à excepção dalgumas zonas do litoral oeste, e dos dias um pouco mais amenos, de 12 e 13jul). No dia 18jul, as zonas mais próximas da fronteira, ainda se manteve com valores máximos acima de 35°...

O IPMA deverá abordar melhor o assunto desta(s) "vaga de calor", tipicamente do Verão, nos seu Boletim Climatológico (a ver no separador "Clima")...

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Os "semáforos" também na vacinação...

À semelhança do sistema de "semáforos" criado para a lotação das praias, surge agora também a hipótese de se saber como estão os tempos de espera (demora em fila) nos Centros de Vacinação COVID (CVC). 

Na página da DGS/SNS, lê-se:

"Os Centros de Vacinação contra a COVID-19 começaram a funcionar a 7 de julho com semáforos virtuais que estimam os tempos de espera.

Se a luz do semáforo virtual estiver vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela, a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora. Quando a cor for verde, o período provável de espera é de 30 minutos."

Consulte os horários dos CVC e aceda aos "semáforos", com os tempos de espera existentes, aqui. (Pesquise por ARS e/ou Concelho. Verifica-se que muitos dos CVC estão sem actualizar os "semáforos" e com indicação de "encerrado" ou N/D - informação não disponível).