BEM-VINDO A ESTE BLOGUE, QUE RETRATA ALGUMAS TRADIÇÕES OU A HISTÓRIA DA ALDEIA, EVENTOS, HOMENAGENS, ETC. TAMBÉM TEM INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DO TEMPO (É CLARO, FUI METEOROLOGISTA, MAIS DE 30 ANOS). VALECARREIRENSE/AMIGO, QUER COLABORAR? CONTACTE-ME (Ver abaixo, em Acerca do autor). «»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«» Nota: Este é também o blogue da "ASSOCIAÇÃO LAVRAR" - Liga dos Amigos do Vale da Carreira (Ver Pág. 10)
PÁGINAS DO BLOGUE (Nota: as últimas actualizações de cada pág. estão no início ou final):
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Inundações de outono. Recentemente, em Espanha...
quarta-feira, 24 de julho de 2024
Ontem (23jul) foi o dia mais quente do ano. Editado: no dia 10ago, foi atingida a temperatura máxima mais elevada do ano: 45,6 graus. E o mês de agosto bateu o "record": o mais quente do Globo...
Finalmente, o calor chegou! Apesar de já ter havido algum calor, especialmente no interior do país, esta semana começou com temperaturas bem mais altas: máximas acima dos 40°C, em muitos locais.
Ontem, dia 23jul, nas Estações Meteorológicas Automáticas do IPMA (as EMA), foram atingidos os maiores valores de temperatura, tanto nas máximas como mínimas.
Eis os valores:
Temp. Máx. de 23jul2024 - Alvega com 45,5°!
Temp. mín. de 23jul2024 - alguns valores acima dos 25°; e imensos acima dos 20°, o que configura noites tropicais...
Este episódio de calor pode não ser suficiente para se considerar uma verdadeira "onda de calor", excepcionando porventura os locais com maior interioridade. É que hoje os valores serão muito parecidos com os de ontem, mas, a partir de amanhã, descerão significativamente (entre 5 a 10 graus). Terão sido só estes 3 dias os mais agrestes...
Depois de 3 semanas 'anormais' para o mês, aí está o desejado Verão! Fica aqui registada a precipitação dos dias 14 e 15, em que choveu em grande parte do Continente português:
Prec. de 14jul.
Precip. de 15jul.
Aliás, esse tempo mais fresco e húmido era a continuação do que se passou na maior parte do mês de Junho... Como exemplo, eis a precipitação de Coimbra:
sábado, 1 de junho de 2024
Marés no Verão de 2024
São estas as horas aproximadas das marés (com uma margem de erro ou desfasamento de mais ou menos uns 15 minutos e apenas entre as 07H e as 19H), nos dias de fim-de-semana e feriados, de Junho a Agosto de 2024 (época balnear):
Junho:
dia 2 - Preia-mar: 13H15 / Baixa-mar: 07H;
dia 8 - Preia-mar: 18H / Baixa-mar: 11H30;
dia 9 - Preia-mar: 18H30 / Baixa-mar: 12H15;
dia 10 - Preia-mar: 07H / Baixa-mar: 13H;
Julho:
dia 7 - Preia-mar: 17H45 / Baixa-mar: 11H15;
Agosto:
dia 3 - Preia-mar: 16H / Baixa-mar: 09H45;
terça-feira, 14 de maio de 2024
Fróia e Malhadal - praias fluviais reforçam qualidade de ouro.
Continuam a ser reconhecidas de grande qualidade duas das praias fluviais do concelho: Fróia e Malhadal.
Este ano, essa distinção foi apenas atribuída a algumas praias do interior, sendo que apenas 4 concelhos contribuem com duas praias...
A lista dessas praias de qualidade máxima pode ser obtida no site da "Quercus".
Leia mais na página de Facebook do "Jornal de Proença" ou no seu site.
quarta-feira, 17 de abril de 2024
Este abril incerto! Arrefecimento nos últimos dias...
Este mês de abril de 2024 está a revelar várias características: os primeiros dias (até 7 ou 8) foram chuvosos (na continuação do que vinha acontecendo desde março); mas, a partir do dia 10, repentinamente, a precipitação cessou e a temperatura começou a subir. De tal modo que, depois do dia 11, em muitos locais, as temperaturas chegaram aos 30 ou mais graus.
O dia mais quente, na quase totalidade do Continente, foi o dia 14 (no Algarve, foi o dia 15) tendo-se atingido a temperatura máxima de 33,6 graus, no Pinhão/Santa Bárbara:
As temperaturas já baixaram alguns graus, depois desse dia. Vão ainda ser superiores a 25 graus, nomeadamente em regiões do interior.
Para o fim-de-semana de 20 e 21, é esperada alguma precipitação (trovoada ou aguaceiros), principalmente na região Sul, estendendo-se a alguns locais da região Centro, temporariamente.
Depois, até final do mês, as temperaturas serão mais baixas e haverá alguns dias com precipitação. Não é de descartar a possibilidade dalguma queda de neve, bem como alguma geada... Ai as culturas!
---
De salientar que, apesar de, a nível global, se terem vindo a registar recordes de meses mais quentes, desde o passado outono (e mesmo em Portugal, nalguns meses), o período de inverno, em Portugal, tem sido relativamente chuvoso, mesmo na região Sul. Em consequência disso, o Continente deixou de estar em situação de seca...
---
Acrescentado em 28abr:
Aí está a neve, na Serra da Estrela, de novo! Imagens das "webcams", de 'Estância de Ski" e 'Meteo Estrela':
Os restantes dias de abril e os primeiros de maio vão continuar frescos e húmidos. A partir de 5, 6 ou 7 de maio, prevê-se tempo mais seco, com subida das temperaturas...
---
(...)
domingo, 18 de fevereiro de 2024
Fases da Lua e eclipses em 2024
Neste ano bissexto, podemos contar com as seguintes fases da Lua:
2024
(alguns cantos estão desfocados, peço desculpa)
----
Quanto aos eclipses, teremos os 4 seguintes:
- 25mar - penumbral da Lua (visível em Portugal);
- 08abr - total do Sol (visível como parcial, nos Açores e Madeira, apenas no seu final, antes do pôr-do-Sol; e, eventualmente, de forma muito pouco percetível, no NW do Continente);
- 18set - parcial da Lua (visível em Portugal);
- 02out - anelar/total do Sol.
----
Curiosidade: embora não sejam visíveis num mesmo local da Terra, os eclipses aparecem sempre agrupados em número de 2 (ou de 3, mas menos frequentemente), alternando entre Sol e Lua, separados por 14 ou 15 dias!...
----
Leia mais:
sábado, 27 de janeiro de 2024
Janeiro muito variável! Primeiro, chuvoso; depois, quente! De tal maneira que se registou a primeira onda de calor de 2024! E o mais quente, a nível global, entretanto já suplantado por fev., mar. e abr...
Este janeiro de ano bissexto tem-se mostrado muito incerto, com grande variabilidade ou flutuação, particularmente nas temperaturas e precipitação!
No que se refere à precipitação, foi chuvoso nos primeiros 19 dias (e mesmo até dias 22 e 23, no Minho, Douro Litoral, Beira Litoral e um ou outro local de Trás-os-Montes). Os valores foram generosos e até as regiões do Baixo Alentejo e Algarve foram contempladas, com o consequente aumento de armazenamento nas barragens/albufeiras.
Nas temperaturas, também houve flutuações. Desde dias com valores normais, mesmo com mínimas a chegar ou mesmo baixar dos 5 graus, por exemplo em Lisboa (creio que no aeroporto chegou a ser de 3), mas valores até -3 a -5 no interior e NE. Na Serra da Estrela, a neve caiu em dois pequenos períodos, mas atingiu pequena altura. Depois, derreteu...
Passado esse período, passou-se de massa de ar maioritariamente de origem polar para ar tropical. A par da subida das mínimas, as temperaturas máximas estiveram bem acima do normal para o mês. Eis os valores obtidos nas Estações do sítio do IPMA, nos dias 24 e 25:
Neste dia, foi obtido o "record" de temperatura
máxima, em janeiro: 26,3 graus, em Aljezur.
---
Há dias saiu uma análise mensal do IPMA, que refere que se tratou da primeira onda de calor de 2024, e se propagou ainda para fevereiro... Leia aqui.
---
Agora, o IPMA publicou outro estudo, onde se revela que, a nível mundial, foi o mais quente (todos os últimos meses têm vindo a suplantar-se - ver publicação de 16nov). Em Portugal, este mês foi o mais quente dos últimos 58 anos e o terceiro mais quente, desde 1931 (só 1955 e 1966 foram ligeiramente mais quentes, mas também mais chuvosos...). Veja aqui.
---
Entretanto, o mês de fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente, tanto em Portugal como a nível global. Leia.
---
Também o mês de março de 2024 foi o mais quente a nível global. Veja.
---
Entretanto, sabe-se que abril destronou os meses anteriores e se tornou o mais quente do Globo. Leia.