quarta-feira, 1 de junho de 2011

Datas da Páscoa e Carnaval no séc. XXI (e Corpo de Deus, até 2030)

Todos notamos que, de ano para ano, variam as datas da Páscoa e do Carnaval, que são festas (ou feriados) móveis. Essa variação tem a ver com o início da Primavera (do Outono, no hemisfério sul) e com as fases da Lua.

A regra é: a Páscoa católica será no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia a seguir ao início da Primavera (Outono, no hemisfério sul). Pode, pois, variar entre 22mar e 25abr. A partir daí, determina-se o Carnaval (47 dias antes) e os outros feriados móveis (ou dias-santos): Quarta-feira de Cinzas, Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes, Ascensão, Corpo de Deus...

Assim, (e como já referido), a Páscoa recai sempre 47 dias depois do Carnaval... E o Corpo de Deus será 60 dias depois da Páscoa...

Pela sua utilidade, aqui ficam, então, as datas da Páscoa e do Carnaval, durante o século XXI:

(clicar, para ampliar)


Curiosidade: é muitíssimo raro a Páscoa ocorrer em 22mar (foi-o em 1818 e será, novamente, só em 2285). Assim como em 25abr (aconteceu em 1943 e voltará a sê-lo em 2038 e 2190)! 

A seguir, eis as datas de alguns feriados móveis, até 2030 (apresentados de outra forma), onde se inclui o Corpo de Deus:



Nota 1: Para quem quiser aprofundar, veja, por exemplo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_da_P%C3%A1scoa
- http://ghiorzi.org/portug2.htm
- http://astro.if.ufrgs.br/pascoa.htm
- http://www.brasilescola.com/pascoa/datadapascoa.htm
- http://oal.ul.pt/publicacoes/almanaques/outros-dados/feriados-moveis-ate-2030/


Nota 2: Poderá haver alteração destas datas (ou uniformização/unificação de critérios com outras igrejas - anglicanos, ortodoxos, copta...), caso vá por diante uma ideia recentemente revelada pelo Papa Francisco... Leia aqui.