Página 2 - CONVÍVIOS/FESTAS da aldeia (2023, 2018, 2015, 2012, 2009, 2004)...

Em 2023 - (24jun):

Realizado que foi o Convívio de Famílias, no dia 24jun2023, por razões várias, houve menos afluência do que em anos anteriores. Mesmo assim, ainda compareceram 66 convivas!

Um obrigado a todos os que compareceram. E, especialmente aos que trabalharam (e emprestaram ou cederam equipamentos, electricidade, bebidas, confeccionaram o pão e filhós,  doaram doces e sobremesas, etc.), para levar a cabo o evento.

Como não estive presente, para ilustrar o que se passou, junto aqui excertos dalguns comentários que me foram proporcionados:

- "Correu tudo bem. À noite estava-se bem." - Fernando Alves;

- "É muito bom recordar. Foi bom. Estávamos bem, sem confusões, muito espaço no Largo. As pessoas conversaram e tudo pacífico." - Ilda Rosa.

Agradeço a ambos e seguem algumas das fotos que me facultaram:














Embora com 2 dias de antecedência,
simulou-se o 99.° aniversário da Tia Lurdes.

Muitos parabéns, madrinha!

-----

Nota 1: alguns sobrinhos da Tia Lurdes, no dia 26jun, deslocaram-se ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, onde ela está acolhida, e celebraram o verdadeiro aniversário...

Nota 2: como não teve lugar a Assembleia da LAVRAR, ficou a intenção de a realizar ainda neste ano. (Por exemplo, por alturas do "Dia de Todos Santos" ou pelo S. Martinho, com um magusto! Que me dizem a isto?)

-/-/-/-/-

Em 2018 - (23/24jun):

No fim-de-semana de 23 e 24 de Junho, realizou-se mais um Convívio/Festa do São João, no Vale da Carreira. Até agora, foi o convívio que reuniu o maior número de participantes: cerca de 150, sem contar os menores de 10 anos!

Saliento a presença de muitos convivas e/ou Valecarreirenses vindos das mais variadas zonas do país e também do Brasil, da Suíça, da Holanda/Países Baixos, de Espanha... Neste e nos futuros convívios do género, estendemos o convite aos residentes dos Caniçais e Mesão Frio, e alguns compareceram.

Com tanta afluência, houve necessidade de ajustar (ou "desenrascar") em alguns aspectos, mas tudo se acomodou e penso que ninguém daqui saiu descontente ou defraudado... Foram alegres e descontraídas horas de confraternização, há muito tempo aguardadas por todos, já que o evento se realiza apenas de 3 em 3 anos.

Todos aproveitaram para, em salutar convívio, se rever, pôr a conversa em dia e estreitar os laços que nos unem, que são, essencialmente: a aldeia, a ascendência, as famílias, a amizade, etc.

No Sábado, comecámos com um lanche à base de enchidos, presunto, queijo, etc... À noite, houve o habitual jantar-arraial de sardinha assada, febras, entremeada e acompanhamentos diversos. No Domingo de manhã, na "celebração da palavra", pelo Diácono Manuel Cardoso, na Capela do Caniçal, lembrámos e pedimos pelos nossos antepassados. Seguiu-se o almoço de "porco no espeto", com arroz de feijão, confeccionado por dois mestres na arte, contratados na zona de Abrantes. A eles o nosso muito obrigado!

Fizeram ainda parte do Convívio: uma alusão, a título de agradecimento, aos poucos, mas bravos, Valecarreirenses residentes, que, em Julho do ano passado, defenderam a aldeia do incêndio que a cercou, os quais foram agraciados com uma salva de palmas; o cantar dos parabéns a duas aniversariantes, nestes dias, a Tia Lurdes Alves, a mais idosa residente (faz 94 anos, no dia 26), e a Marília Alves Rodrigues (faz no dia 24).

De salientar, ainda, a realização duma quermesse, a feitura de "capelas" do São João, a venda de manjericos, o saltar da fogueira (minúscula, para os pequenos poderem brilhar!)...

O acompanhamento musical e o sistema de som voltaram a estar a cargo do Carlos Alves e seu sócio (grupo musical "Sem Filtro"), aos quais se agradece.

Este convívio contou com a visita, embora breve, dos Presidentes da Câmara de Proença-a-Nova e da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, a quem queremos agradecer a gentileza da presença e os apoios logísticos e financeiros concedidos.

Do mesmo modo, obrigado a todos os que se empenharam e deram o seu contributo na concretização deste evento! Salientamos a Associação Pinheiro Bravo e o Clube da Eira, ambos do Vale de Água, pelos apoios prestados. Também o José Manuel Ribeiro, do Caniçal Cimeiro, pelo material eléctrico habitualmente cedido. E, ainda, os que, também como é hábito, fornecem a electricidade e deixam usar as suas arcas ou frigoríficos, para refrescamento de bebidas e algumas comidas e sobremesas...

(Devido às restrições da COVID-19, o evento, que estava previsto para  Junho de 2021, fora cancelado. Assim como em 2022.)

Como esperamos que em 2023 já haverá condições, vamos a isso!... Os pormenores irão sendo revelados e publicados, especialmente na Pág. 13.

Seguem fotos alusivas ao Convívio.

No Sábado, dia 23:























































No Domingo, dia 24:















































































Fotos ainda do Sábado, em torno da
quermesse/rifas e feitura das "capelas":












(Muito obrigado aos que me cederam fotos!...)

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

Em 2015 - (27/28jun):

O Convívio/Festa do São João deste ano voltou a juntar um grande número de Valecarreirenses (118, não contando os menores de 10 anos). Foi muito o calor ambiental (registei cerca de 41 graus), pelo que toda a bebida era bem-vinda! E calor humano também não faltou, pois reinou a alegria, a boa disposição e houve muitos e evasivos cumprimentos, dado que alguns já não se viam há 3 ou mais anos…

Pena foi a ausência de muitos familiares e amigos, embora saibamos que a data escolhida nunca vai agradar a todos (conflito com estudos/exames, férias longe, outros convívios na mesma data, etc.)… Mas, para compensar, desta vez tivemos a agradável presença de vários Valecarreirenses radicados fora do país, nomeadamente no Brasil (Raul e esposa, irmãs Irene e Jozélia)...

No Sábado, após o arranjo do local e da confecção das saladas, começou o arraial à nossa moda, com uma entrada de enchidos (chouriça magra, morcela, farinheira, moura). Seguiu-se a sardinha assada, bifanas/entremeada, saladas e sobremesas (tigelada e outros doces), cafés e digestivos, etc.

Por iniciativa dos sobrinhos, foram cantados os parabéns à Tia Lurdes (minha madrinha), que, no dia anterior, tinha feito os 91 anos, ela que agora é a veterana da aldeia… (Ah: o bolo de aniversário estava uma delícia!)

Pensamos que ficaram todos os convivas tão bem saciados que foram muito poucos os que ainda provaram o caldo verde, no final da noitada!

Este ano não se saltou a fogueira do São João (como habitualmente, feita à base de plantas de capelas/"marcelas"?), mas fica a intenção de se fazer na próxima vez, já que vai coincidir com a noite de São João…

No Domingo, houve missa na Capela do Caniçal, onde a intenção de lembrar e pedir pelos nossos antepassados foi evidenciada pelo sacerdote, o P.e José Luís Ferreira Francisco, das Cimadas.

O almoço constou de um excelente “Rancho”, muito saboroso e abundante, já que o Fernando Alves se havia prontificado para o confeccionar (no que teve ajuda de familiares, creio). Havia também “Bacalhau à Presidente”, pelo que muitos ainda provaram também este prato…

Pela tarde adiante, enquanto alguns se despediam e rumavam a outras paragens, outros ainda jogaram às cartas, como já tinha acontecido na noite anterior…

Voltou a ser o Carlos Alves, com o seu grupo musical “Sem Filtro” (Igor e colaboradores), a animar o arraial, com boa música e canções variadas. No Largo, relativamente pequeno para acomodar as mesas, o conjunto e os apoios para as refeições, sempre se arranjou algum espaço para uma “zumba” e, depois, para o bailarico...

A eles muito agradecemos, assim como é dever fazer o mesmo a todos quanto se esforçaram e colaboraram para o êxito do evento, mesmo correndo o risco de nos esquecermos de alguém: À Câmara de Proença e à Junta de Freguesia pelas ajudas financeiras e logísticas; ao Restaurante Milita, que confeccionou o caldo verde e o prato de bacalhau, e que forneceu a cerveja, panelas e alguns talheres/travessas; ao José Manuel, do Caniçal, que emprestou as lâmpadas; ao António Joaquim (“lavrador”) e José Alves (“brasileiro”), que cederam a energia eléctrica; aos que deram o seu contributo no arranjo do local, na confecção e distribuição dos alimentos (foram imensos, mas destacamos o Fernando, pelo “Rancho” e a Lurdes e o José de Matos – que cozeram o pão)…

E também, ao Jorge Alves e ao João Branco (tesoureiro cessante e novo tesoureiro, respectivamente), pelo planeamento do evento, pelos contactos com as entidades, e todos os aspectos de aquisições, confecção, tesouraria, coordenação, etc.

Muito obrigado, pois, a todos pelos contributos dados à nossa Associação, que bem precisa do nosso apoio. Assim, vamos ter de continuar com estes convívios, e ficamos já à espera do próximo, no São João de 2018, (23 e 24 de junho - confirmado), em moldes semelhantes e sempre com muita animação...

Seguem algumas fotos dos momentos vividos e do ambiente.

  No dia 27:





























 

 




No dia 28:






















Quem tiver Facebook, poderá ver estas
ou outras fotos
no Grupo "Eu sou Valecarreirense".

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

Em 2012 - (23/24jun):  

Mais uma vez, nos reunimos no tradicional convívio do São João. Por coincidência de calendário, este ano precisamente nos dias 23 e 24 de Junho. Tivemos a sorte de estar bom tempo! Apesar das dificuldades e constrangimentos decorrentes da situação do país, ainda se conseguiu reunir cerca de uma centena de Valecarreirenses.

À missa, celebrada na Capela do Caniçal, na qual foram lembrados os nossos antepassados, seguiu-se o arraial à nossa moda, com sardinha assada, bifanas/entremeada, as habituais bebidas e sobremesas (melão, tigelada e outros doces), cafés e digestivos, etc., que culminou com um caldo verde.

Conversa e animação não faltaram... Houve mesmo ocasião de relembrar a tradição de saltar a fogueira do São João, numa pequena e improvisada fogueira de flor de capela (marcela?).

No Domingo, além do habitual almoço convívio, decorreu a Assembleia Geral Ordinária da LAVRAR, com eleição de novos membros dos corpos gerentes. Ao longo da tarde, alguns deliciaram-se com os jogos de cartas, que continuaram até à noite.

A música esteve a cargo do Carlos Alves, a quem agradecemos. Até houve “karaoke”, tendo inclusive alguns bem jovens mostrado os seus talentos.

É oportuno e justo deixar aqui ainda outros agradecimentos (mesmo correndo o risco de não contemplar todos): às entidades locais (CMPN e JF) pelas ajudas financeiras e logísticas; à Paróquia de Proença, que sempre se junta a nós e ajusta o horário das missas; aos dois Valecarreirenses, pintores (António Joaquim e Fernando Patrício), que ofereceram quadros que irão ser rifados (junto à fogueira dos madeiros, na próxima Noite de Natal); aos que deram o seu contributo no arranjo do local, na confecção e distribuição dos alimentos; aos que cederam energia eléctrica; etc…

Obrigado, pois, a todos pelos contributos dados à nossa Associação, que bem precisa do nosso apoio. Já estamos à espera do próximo convívio, daqui a três anos, nos mesmos moldes e, pelo menos, com a mesma animação...

Fotos alusivas:











 






(estas 4 últimas são do Raul Sonso)

No site das Paróquias de Proença, pode ver mais 3 fotos alusivas a este convívio. Aqui: http://pproenca.webnode.com/news/convivio-no-vale-da-carreira/ 

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

Em 2009 - (27/28jun):    

No passado convívio/festa, foram tiradas estas fotos, que aqui deixo em tamanho maior e talvez mais percetível do que na apresentação que havia anteriormente no blogue.

Com boa comidinha, música, sol, etc., o convívio foi animado, no sábado. Pena foi que a chuva do domingo tivesse estragado o dia. Por isso, quase não tenho aqui fotos! Muitos houve que debandaram bem cedo. E alguns até já nem compareceram, nesse segundo dia! Como devemos ser otimistas, esperemos melhor sorte para o próximo evento (junho de 2012).

     Recordemos, então:









































 






-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

Em 2004 - (18/19jun):

Fotos recebidas do Brasil (do Raul Alves Sonso):















-------------

Última actualização: 13fev2023

1 comentário:

  1. Já me chegou uma crítica de que muitas das fotos não dão para reconhecer as pessoas, pois estão longe ou de costas... Note-se que as fotos são de diversos "fotógrafos". No que me diz respeito, vou futuramente ter isso em atenção...
    Obrigado!

    ResponderEliminar