Página 12 - Mercados da série "Os Quintais nas Praças do Pinhal" - (suspensos com a Pandemia, mas estão de volta!...)

Estão de regresso "Os Quintais nas Praças do Pinhal". O primeiro será no dia 11jun2023, em Oleiros:



-----

Eis a Agenda para 2023:


-----

No Facebook, pesquise por 'quintais nas praças do pinhal". Ou vá a https://www.pinhalmaior.pt/

-----

INTERRUPÇÃO, devido à Pandemia de COVID-19...

-----

Em Oleiros, no dia 8mar2020:

"Após mais uma edição dos Quintais nas Praças do Pinhal, desta vez em Oleiros, deixamos o registo fotográfico do evento. Tentamos sempre fazer registo de todas as bancas, porém, apenas publicamos as fotografias com melhor definição.
Um bem-haja a todos os participantes!" (copiado do site indicado abaixo)





Veja mais  fotos deste e doutros mercados da série "Os Quintais nas Praças do Pinhal" em: https://www.facebook.com/osquintaisnaspracasdopinhal/

-----

Em 09fev, em Proença:






- Veja também, mais abaixo, a Agenda dos Mercados para 2020...

-----

Em 12jan2020, no Mação:

"Os Quintais nas Praças do Pinhal... em Mação, venha comprar os produtos mais frecos da época. O Grupo de Concertinas Os Resineiros estão a actuar... #OsQuintaisnasPraçasdoPinhal"





-----

Em 08dez: "Mais uma edição dos Quintais nas Praças do Pinhal, desta vez aconteceu na Sertã. Aqui fica um registo fotográfico das bancas dos nossos produtores..., desde o Artesanato aos produtos da época":




-----

No dia 10nov, foi assim em Vila de Rei:






-----

Em 13out2019 - Os Quintais na Sertã:

"As bancas dos nossos produtores  estão repletas de hortaliças e frutas da época, enchidos, mel, pão e doçaria tradicional (bolos, merendas doces, filhós, ...) e peças de artesanato. #OsQuintaisNaSerta"




-----

Desta vez, o Mercado foi na Sobreira Formosa (Proença-a-Nova) - dia 08set:






-----

No Mação, em 11ago:




-----

Em Oleiros, no dia 14jul2019:




-----

No dia 9jun, em Vila de Rei:




-----

Em 12mai, em Oleiros, foi assim:




-----

No dia 7abr, em Proença-a-Nova:





-----

"No dia 10 de março os Quintais regressaram a Mação.
O dia esteve convidativo para um belo passeio pelos Quintais e pela Vila de Mação. Foram muitos os que nos visitaram e aproveitaram para adquirir legumes e frutas da época, queijo, pão, mel, doçaria tradicional, flores, artesanato e o famoso vinho Chave Dourada.
O dia contou com dois momentos de animação, proporcionada pelo Grupo de Bombos do Gaio (Orvalho, Oleiros).
Mação voltará a acolher está iniciativa a 11 de agosto."





Nota: O Mercado de Abril, em Proença-a-Nova, foi antecipado para dia 7.
Será simultâneo do Festival das Sopas e Condutos e contará ainda com o programa Somos Portugal  da TVI.

-----

"Os segundos domingos de cada mês são cheios de cor na região do Pinhal, com Os Quintais nas Praças do Pinhal.
No domingo passado, fomos acolhidos pelo Município da Sertã, na Carvalha. Embora a chuva e o frio não tenham dado tréguas, foi um dia bem passado. As bancas estavam coloridas com produtos frescos e de qualidade, vendidos por quem os produz.
Aqui fica o resumo desse dia!":




-----

No dia 13jan2019, em Vila de Rei, foi assim a 75.a edição de "Os Quintais nas Praças do Pinhal":



-----

Agenda dos Mercados para 2019:


O Mercado de Abril foi alterado para o dia 7. E houve trocas, de Oleiros com Sertã:



-----

No dia 09dez, em Oleiros, foi assim:


-----

Em Proença-a-Nova, no dia 11nov:



-----

"A 14 de outubro, ´Os Quintais´ levaram até Mação, o que de melhor se produz na região do Pinhal Interior Sul. As Bancas estavam lindas, repletas de produtos frescos e de qualidade!":




-----

"Estes foram alguns dos produtos que ornamentaram as bancas dos Quintais, no passado domingo, dia 9 de setembro, no Monte da Senhora da Confiança - Pedrógão Pequeno - Sertã":




-----

No dia 12ago, "foi assim .... Obrigado a todos aqueles que participaram neste evento!" - Foi em Vila de Rei:





-----

"No dia 8 de julho, em Oleiros, foi assim... obrigada a todos!":




-----

"Aqui vos apresentamos as fotos da última edição d' Os Quintais nas Praças do Pinhal, que decorreu na vila de Proença-a-Nova, no dia 10 de Junho de 2018."





-----

Agenda 2018 (o que falta):


-----

Mação recebeu, no dia 13mai, "Os Quintais nas Praças do Pinhal" com "legumes bem frescos produzidos nos quintais e hortas da região, muita guloseima caseira que só de ver apetece comer, pão, mel, flores, queijo, artesanato variado, o famoso Chave Dourada..."

Algumas fotos do mercado, no Largo dos Combatentes:





-----

Em Cernache do Bonjardim, no dia 8abr, foi assim:





-----

"A chuva e o frio não intimidaram todos aqueles que passaram pela 13ª edição d' "Os Quintais nas Praças do Pinhal" realizada em Vila de Rei, a 65ª no total. O dia de ontem (11mar) foi assim...Obrigada a todos!"




-----

No passado dia 11fev, em Oleiros, foi assim:

 


 

-----

"Proença-a-Nova recebeu a edição de janeiro [dia 14], da iniciativa "Os Quintais nas Praças do Pinhal", contando com produtores de vários concelhos e a animação de Carlos Agostinho e Os Sons da Beira."

A citação anterior e as fotos seguintes ou outras estão no Facebook de "Os Quintais nas Praças do Pinhal", aqui: (https://www.facebook.com/osquintaisnaspracasdopinhal/?fref=ts)...
 



-----

"E está a ser assim mais uma edição d' "Os Quintais nas Praças do Pinhal" hoje [10dez], em Mação..." Umas fotos alusivas:




Veja mais, no Facebook de "Os Quintais nas Praças do Pinhal" e/ou do Município do Mação: https://www.facebook.com/pg/Munic%C3%ADpio-de-Ma%C3%A7%C3%A3o-776941235666118/photos/?tab=album&album_id=2016068691753360

-----

"No passado domingo [12nov] foi a vez da Sertã acolher mais uma edição dos Quintais. Obrigado a todos aqueles que participaram neste evento." Eis algumas fotos:







-----

[09out2017] - "Vila de Rei recebeu ontem a 60a edição dos Quintais. Publicamos uma pequena mostra do que foi o dia de ontem."





-----

"Passados 5 meses regressámos a Oleiros para a 59ª edição "Os Quintais nas Praças do Pinhal". Foi um dia bem passado na companhia de produtores, artesão e de todos aqueles que nos deram o prazer da sua visita. Deixamos as fotografias do que ali se poderia encontrar."





-----

Apesar de, neste verão, a região ter sido atingida pelos incêndios, não deixou de se realizar o habitual evento mensal. No dia 13 de agosto, em Proença-a-Nova, foi assim:
 




-----

Fotos do passado dia 9 de julho, no Mação:





----- 

"Muitos foram aqueles que este Domingo [11jun] passaram pela Alameda da Carvalha, na Sertã. Deixamos algumas fotografias do que ali se poderia encontrar."




-----

14mai - "E assim foi a 55.ª Edição dos Quintais. Um dia em que a chuva deu tréguas e pudemos contar com a boa-disposição do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e da Villa d'el Rei Tuna. Voltamos aqui em Outubro."



-----

No dia 9 de abril, foi a vez de Oleiros voltar a receber o Mercado. Eis uma foto, como sempre copiada do Facebook:




-----

12mar2017 - Em Proença foi assim:







-----

Em 12fev, o evento decorreu no Mação. Algumas fotos:





-----

No passado dia 8jan, o evento realizou-se na Sertã. Foi "um dia bastante frio, mas os melhores produtos do Pinhal não se esconderam e mostraram toda a sua beleza. Arrancámos assim para um novo ano que esperamos cheio para esperança para todos os que connosco trabalham e que nos visitam. Vá, e para os que nos seguem também..."





-----

(11dez2016) - "Os Quintais voltaram a contar com produtos de grande qualidade, desta vez em Vila de Rei. A 50ª edição marca o fim de 2016, pelo que só nos voltamos a ver para o ano. Quanto a Vila de Rei, regressamos dentro de 5 meses..."






-----

Oleiros, 13nov - "Aqui fica o resumo da 49ª edição dos Quintais. Daqui a 5 meses não tem desculpa para ficar em casa!"





Nota: A maioria dos textos e fotos apresentados são do Facebook de "Os Quintais nas Praças do Pinhal", onde há muito mais informação e fotos. Ocasionalmente, são de outras fontes (sites das Câmaras Municipais, de amigos, etc.)

-----

Mercado em Proença-a-Nova (09out) - "Esta edição dos Quintais, teve sol, boa disposição e produtos de grande qualidade! Se não nos visitou perdoamos o pecado, mas esperamos por si daqui a 5 meses..."








-----

(11set2016) - "Hoje estivemos por Mação. Um dia agradável com gente muito simpática! Quanto ao que por lá se vendeu, aqui fica um cheirinho...":



 -----

"Aqui ficam as fotos de um dia muito agradável na Sertã. Voltamos daqui a 5 meses a esta linda terra! Caso não queira esperar tanto, encontramo-nos no próximo mês em Mação" (dia 11set):









-----

"O Jardim de N.ª Sra. Da Guia, em Vila de Rei, recebeu, ao longo do dia 24 de julho, a 45ª edição da iniciativa “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, reunindo 40 expositores e centenas de visitantes ao longo do dia.

Organizado pela Pinhal Maior, com o apoio dos Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o evento pretende oferecer aos pequenos produtores da região a possibilidade de comercializarem os seus excedentes agrícolas em mercadores periódicos realizados nos cinco Concelhos pertencentes à Pinhal Maior.

A nona edição da iniciativa realizada em Vila de Rei voltou assim a receber o que de melhor se produz nestes cinco concelhos, nomeadamente produtos hortícolas frescos vindos diretamente do produtor, produtos transformados e artesanato da região." (http://www.cm-viladerei.pt/)





 -----

“Realizou-se no passado domingo, dia 5 de junho, na Praça da República em Oleiros - o lugar onde outrora se reuniam os mercadores -, mais uma edição d´Os Quintais nas Praças do Pinhal. O mercado reuniu a participação de cerca de meia centena de produtores que trajados a rigor, numa viagem à Era Medieval, escoaram os muitos e variados produtos da época vindos dos hortos do Pinhal. Naquele dia, o Centro Histórico da vila reviveu tempos idos, numa recriação histórica que muito agradou a todos


Recorde-se que este acontecimento coincidiu com o último dia de realização do Mercado Medieval que ocorreu desde o dia 3 de junho no Adro da Igreja Matriz e na sua envolvente, numa organização do Município de Oleiros, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e o apoio da Companhia de Teatro Viv´Arte. Os dois eventos enquadraram-se na perfeição e neste dia, quem visitou Oleiros teve a oportunidade de realizar uma viagem ao passado de uma vila cuja existência remonta a tempos medievos.” (do site da CM-Oleiros)




-----

Algumas fotos de "Os Quintais nas Praças do Pinhal", realizado em Proença-a-Nova, no passado dia 8 de maio:
 






-----

Uma amostra, no Mação, em 10 de abril, na 42.ª edição dos Quintais:




 -----

Fotos d´Os Quintais, na Sertã (13mar): "Para quem não nos visitou, aqui ficam fotos dos últimos Quintais. Para a próxima contamos consigo!"


 



-----

"Aqui estão as fotos da 40ª edição dos Quintais! São de abrir o apetite...":






-----

"O Mercado Municipal foi o cenário de mais uma edição d'Os Quintais nas Praças do Pinhal. No domingo juntaram-se 42 participantes, dando primazia aos hortícolas e frutos da época, para além dos habituais bolos regionais, artesanato, entre outros.

A manhã, tipicamente mais forte em termos de afluxo, chegou a congestionar a circulação apesar do dia ventoso que se fazia sentir lá fora. À entrada, os visitantes eram convidados a tirar uma fotografia com o espantalho e o grupo de Teatro Amador da Casa da Cultura que mais uma vez surpreendeu e manteve todos divertidos com as comédias apresentadas. Durante a tarde o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim aqueceu o ambiente com danças e cantares populares.
Esta edição contou também com novidades, entre elas a informação nutricional de alguns dos hortofrutícolas à venda, assim como o lançamento em papel do primeiro Boletim Agrícola Municipal de 2016. 
Os produtores dos cinco concelhos participantes (Oleiros, Mação, Sertã, Vila-de-Rei e Proença-a-Nova) frisaram as boas condições do espaço onde decorreu o evento, assim como a boa organização do mesmo. 
De relembrar que Os Quintais nas Praças do Pinhal são promovidos pela Associação Pinhal Maior e circulam pelos cinco concelhos acima mencionados de forma a oferecer os melhores e mais frescos produtos que esta zona oferece. A próxima paragem será em Vila de Rei a 14 de fevereiro, sendo que só em junho voltarão a Oleiros."  (do site da CM Oleiros)


-----

"Despedimo-nos de Proença-a-Nova após uma praça molhada mas cheia de afeto e companheirismo, bem ao estilo desta época natalícia! Voltamos em Maio." Algumas fotos:






-----

"Pela 2ª vez em Mação a animação ficou a cargo da Villa d'El Rei Tuna, a qual passeou e cantou por toda a Praça. Esta foi a 4ª vez que contámos com a sua presença nos Quintais, pelo que esperamos por eles para as próximas edições."


 Eis fotos (Veja mais no FB de Os Quintais...):





----------

Fotos dos Quintais, na Sertã:







----------

"Aqui ficam as fotos de mais uma edição dos Quintais, desta vez em Vila de Rei, num dia marcado pela chuva mas também pelo sol que se cria entre as pessoas. Para o mês que vem há mais! Aguardamos por si."


  


----------

"Os Quintais nas Praças do Pinhal voltaram  a Oleiros no último domingo, dia 9 de agosto, e contaram com a participação de cerca de 50 expositores dos cinco concelhos participantes (Oleiros, Mação, Sertã, Vila-de-Rei e Proença-a-Nova).

Num dia em que centenas de pessoas passaram pelo Jardim Municipal, não faltou animação nesta manhã, desde os bombos da Casa do Benfica de Proença-a-Nova, à Filarmónica Oleirense e ainda um cantor conterrâneo.

A tarde demonstrou-se também de grande afluxo e contou com a visita do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros que realizou uma marcha singular, acompanhada de uma "junta de bois", que há muito não se via no concelho. A atuação fez alusão às tradições Oleirenses, seguindo com destino à Igreja Matriz para a concentração das fogaças, inserida nos festejos de Santa Margarida.

A 34ª edição encerrou às 18 horas, altura em que abria a Feira do Pinhal, e foi considerada a mais movimentada de sempre no nosso concelho." (http://www.cm-oleiros.pt)


----------

Eis algumas fotos do Mercado, em Proença-a-Nova, no passado dia 12jul:









Veja mais em: https://www.facebook.com/pages/Os-Quintais-nas-Pra%C3%A7as-do-Pinhal/402017776531602?fref=ts

 ----------

“Mação voltou a acolher, neste Domingo [14jun2014], mais uma edição do projeto “Os Quintais nas Praças do Pinhal”. O Largo dos Combatentes recebeu o evento, no qual, produtores do Pinhal Interior Sul tentaram vender hortofrutícolas, alimentos transformados e produtos artesanais.  Esta ação, foi promovida pela Associação Pinhal Maior, que contou com a participação de agricultores dos concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.
Apesar do dia estar chuvoso, a presença de vendedores e público foi razoável.” Seguem algumas fotos:





----------

"Aqui ficam algumas fotos (do dia 10mai) e dos produtos vendidos na 31ª edição dos Quintais. Despedimo-nos da Carvalha com esperança de voltar em Outubro, onde a romã e o diospiro só não são reis pois será tempo da castanha."





----------

No dia 12 de Abril, "Os Quintais nas Praças do Pinhal" realizaram-se em Vila de Rei: "Assim se passaram mais uns Quintais. Prometemos voltar em Setembro!". Eis uma amostra:




----------

Os Quintais despediram-se de Oleiros mas prometem voltar daqui a 5 meses. Até lá visite-nos nos concelhos vizinhos!





----------

"A boa disposição foi a regra nos Quintais nas Praças do Pinhal, iniciativa que decorreu ontem [08fev2014] em Proença-a-Nova e que contou com a presença de 32 bancas com produtos diversificados. As pinturas faciais, os laboratórios gourmet (promovidos pelo Centro de Ciência Viva da Floresta) e a animação pelo grupo de teatro Váatão foram alguns dos pontos altos do domingo. (re)Veja alguns dos melhores momentos e marque já na sua agenda: a 12 de Julho, Proença-a-Nova recebe novamente os Quintais."


Alice com frio (?), mas alegre...


Mais em https://www.facebook.com/municipio.deproencaanova

----------

"Foi assim mais uma edição dos Quintais nas Praças do Pinhal em Mação, no passado domingo, 11 de Janeiro.


O Largo dos Combatentes recebeu a iniciativa pela 6.ª vez tendo sido a 26.ª edição global do projecto que decorre em 5 concelhos do Pinhal Interior Sul.


Marcaram presença 17 artesãos e 23 produtores com hortofrutícolas, alimentos transformados e produtos artesanais. 


Esta acção é promovida pela Associação Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei e visa apoiar os produtores na venda dos seus produtos excedentários. Decorre no 2.º domingo de cada mês em cada um dos Concelhos rotativamente, ou seja, decorre em cada concelho de 5 em 5 meses.

Esta é uma excelente oportunidade para comprar muita variedade de produtos hortícolas, abastecer ali a sua despensa, comprando produtos de grande qualidade, caseiros, frescos, típicos da região, com uma excelente relação qualidade-preço. (...) Os Quintais voltam a Mação dia 14 de Junho." (copiado do Facebook do Município do Mação)






----------

No dia 14 de Dezembro, os Quintais voltaram ao ponto de partida, à Sertã. Algumas fotos do evento - retiradas do Facebook de "Os Quintais nas Praças do Pinhal":





----------

“O Parque de Feiras de Vila de Rei recebeu, ao longo do dia 9 de Novembro, a quinta edição Vilarregense da iniciativa “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, a 25ª do total dos cinco concelhos da Pinhal Maior, numa iniciativa que recebeu centenas de visitantes e repetiu o sucesso das edições anteriores.


O evento, organizado pela Pinhal Maior com o apoio dos Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, pretende oferecer aos pequenos produtores da zona do Pinhal a possibilidade de, em mercados periódicos realizados nos cinco concelhos, comercializarem os seus excedentes agrícolas.

Os cerca de 40 expositores e o grande número de visitantes do certame foram ainda brindados com as atuações musicais do Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO), de Oleiros, do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e do Grupo de Bombos da Casa do Benfica de Proença-a-Nova.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, afirmou que “a dinamização do comércio local e a possibilidade dos produtores agrícolas da região conseguirem comercializar os seus excedentes agrícolas são dois importantes objetivos que a iniciativa ‘Os Quintais nas Praças do Pinhal’ tem vindo, com sucesso, a conseguir desenvolver. Esta 25ª edição, a quinta em Vila de Rei, veio comprovar isso mesmo, com centenas de visitantes e produtos agrícolas frescos e biológicos de elevada qualidade.””

----------

"O temporal que se fez sentir no passado dia 12 de outubro (domingo) por todo o país, não impediu que os visitantes se dirigissem ao Recinto de Feiras em Oleiros, onde uma tenda abrigava os cerca de cinquenta expositores que ali exibiam as mais recentes novidades das hortas e pomares da região, os mais apelativos produtos transformados e o mais genuíno artesanato do território.


Uma vez mais, os Oleirenses responderam à chamada e demonstraram o seu apreço em relação a este evento ao qual estão já fidelizados. O vigésimo quarto mercado d´Os Quintais nas Praças do Pinhal, a abrir a semana em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, foi assim um ótimo pretexto para que todos adquirissem saudáveis produtos alimentares.

Paralelamente à realização do mercado, houve ainda lugar para a passagem da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, no âmbito da celebração pelo seu 66.º Aniversário e para a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, esta última durante o período da tarde. O próximo mercado em Oleiros está previsto para o segundo domingo de março." (transcrito do site do Mun. Oleiros)

----------

13set2014 - Os Quintais do Pinhal na Capital: "Depois de uma manhã atribulada" à tarde houve "sol, música e produtos de enorme qualidade e sabor (...) num Intendente cheio de vida que recebeu os "Quintais" de braços abertos." (adapt. do Facebook)




----------

No fim-de-semana (10ago), Mação voltou a organizar mais uma edição do projecto “Os Quintais nas Praças do Pinhal”. Entre as 9h00 e as 18h00, o Largo dos Combatentes recebeu a iniciativa, onde marcaram presença artesãos e produtores do Pinhal Interior Sul, com hortofrutícolas, alimentos transformados e produtos artesanais.

Como sempre, houve animação musical durante o dia: pelas 10h30 actuaram os Tambores de Casal de Madalena, da Sertã, e pelas 16h30, o Grupo de Cantares Musical Amendoense, de Mação.

Esta acção é promovida pela Associação Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei e visa apoiar os produtores na venda dos seus produtos excedentários. Normalmente, decorre no 2.º domingo de cada mês em cada um dos concelhos, rotativamente, ou seja, decorre em cada concelho de 5 em 5 meses. (adaptado de: 
http://circonatureza.blogspot.pt)

----------

"A Vila da Sertã recebeu mais uma vez "Os Quintais nas Praças do Pinhal", dando continuidade a mais uma ronda pelos municípios que integram a Associação Pinhal Maior.


A presente edição, realizada no dia 20 de Julho no Mercado Municipal, no centro histórico da Sertã, contou com animação musical a cargo do Grupo de Concertinas de Cernache do Bonjardim, do Grupo de Animação Seca Adegas, e da Tocata do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno.

Promovida pela Associação Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, este mercado mensal de produtos agrícolas tem por objectivos principais valorizar os produtos locais e facilitar a venda por parte de produtores familiares.”  
(Em http://www.casacomarcaserta.org)


----------

"O Jardim da Igreja de N.ª Sra. da Guia, em Vila de Rei recebeu, no dia 15 de Junho, a sua quarta edição do mercado “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, numa iniciativa que voltou a contar com a presença de largas centenas de visitantes.

O evento, organizado pela Pinhal Maior com o apoio dos Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, pretende oferecer aos pequenos produtores da zona do Pinhal a possibilidade de, em mercados periódicos realizados nos cinco concelhos, comercializarem os seus excedentes agrícolas.


O certame repetiu o sucesso que tinha vindo a alcançar ao longo dos mercados já realizados anteriormente, com cerca de 40 expositores presentes e com uma grande adesão de visitantes.

Ao longo do dia, o Grupo de Cantares “A Bela Serrana”, o Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, foram os responsáveis pela animação musical do Mercado, trazendo aos visitantes do evento alguma da música tradicional da zona centro do País.

Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, referiu que “esta quarta edição Vilarregense do Mercado «Os Quintais nas Praças do Pinhal» veio comprovar a importância da iniciativa na dinamização do comércio local, permitindo a comercialização dos excedentes agrícolas dos produtores da região. Com centenas de pessoas a visitar o espaço do certame, que tiveram assim acesso a produtos frescos e biológicos de elevada qualidade, o evento repetiu o sucesso das anteriores edições.” (Em http://www.cm-viladerei.pt/)

----------

"O décimo nono mercado d´Os Quintais nas Praças do Pinhal, o qual teve lugar no passado 11 de maio no Jardim Municipal de Oleiros, trouxe (...) as mais frescas novidades das hortas e pomares da região. Dos 43 produtores que marcaram presença no evento, 29 eram horto-fruticultores e transformadores, sendo 11 destes oriundos do concelho de Oleiros.


Em plena celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o mercado de Oleiros voltou a superar as expetativas, agradando a um público diverso, num acontecimento que começa a atrair pessoas oriundas dos centros urbanos.

Paralelamente à realização do mercado, houve ainda lugar para uma variada animação (garantida pelo acordeonista Zé Maria, do concelho de Proença-a-Nova e pelo Grupo de Danças e Cantares do GAIO, do Orvalho- Oleiros), o diverso artesanato regional, a apelativa exposição de espantalhos “Trajes do Mundo Rural” e a novidade desta edição: a mostra gastronómica que exibiu o melhor d´ “Os Quintais nos Pratos” de sete restaurantes aderentes (Callum, Caniçal, Carteiro, Casa Peixoto, Ideal, Maria Pinha e Regional)." (Em http://www.cm-oleiros.pt/)

----------

No dia 13abr, decorreu mais a 18.ª edição, desta vez em Proença-a-Nova - Foi "um dia de primavera onde Trapos com Histórias e cozinha non stop, por Saphir Cristal, potenciaram as cores, os aromes e sabores...". Algumas fotos:






----------

"É a quarta passagem d'Os Quintais nas Praças do Pinhal por Mação, sempre com um número crescente de participantes. A área de artesanato ao ar livre facilitou a circulação do público, com a tenda reservada aos produtos alimentares."


----------

Os Quintais na Sertã - 9fev: 


"Iniciou-se mais uma ronda de mercados pelos cinco concelhos do projeto Os Quintais nas Praças do Pinhal. Desta vez, o mercado municipal da Sertã acolheu a iniciativa, num dia em que - apesar do temporal - não faltou animação, frescura e muita criatividade. Imagens da edição de ontem, para conferir a diversidade da oferta":



(Para mais fotos: Facebook de "Os Quintais...")

----------

Os Quintais nas Praças do Pinhal, 12jan2014 - Vila de Rei.

"Vila de Rei encerrou, este domingo, a terceira ronda dos Quintais pelos cinco concelhos do Pinhal. Em fevereiro a iniciativa, que apresenta produtos alimentares e artesanato, volta à Sertã. Em cada mês um concelho diferente, com as escolhas genuínas de sempre."



----------

“Oleiros: Quintais trouxeram espírito natalício à praça.


O mercado de Oleiros d´Os Quintais nas Praças do Pinhal, realizado no passado domingo, ficou marcado pela forte participação dos produtores da região (mais de sessenta), por uma significativa diversidade de produtos e pela grande adesão de público. A menos de um mês da comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebração declarada pelas Nações Unidas para 2014, verifica-se que as pessoas reconhecem cada vez mais este conceito de produção comercial.
Em plena quadra natalícia, os quintais do Pinhal trouxeram o espírito do Natal à praça de Oleiros e no recinto não faltou sequer um presépio original, elaborado com frutos e legumes. O programa de animação contemplou a atuação do acordeonista Zé Maria (de Proença-a-Nova) e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros. No final, o palco da praça de Oleiros acolheu ainda a dramatização da peça de teatro “Os Olericultores do Verde Pinhal”, a cargo da Casa da Cultura de Oleiros.
Num domingo solarengo e em dia santo (outrora feriado nacional), todos os caminhos levaram até Oleiros onde os melhores produtos do Pinhal estiveram em destaque. Muitos dos visitantes puderam ainda levar para casa algumas das iguarias utilizadas na confeção da Ceia de Natal.” (transcrito do Diário Digital Castelo Branco | 2013-12-10 - www.diariodigitalcastelobranco.pt)

----------

Dia 10 de Novembro, das 10H00 às 18H00 - no Parque Urbano:

"Na véspera de São Martinho, anunciam-se vários produtores com castanha nesta edição d'Os Quintais nas Praças do Pinhal. Domingo a casa vai estar cheia em Proença-a-Nova: são 60 os inscritos com produtos regionais e artesanais, com um grande leque de escolha para abastecer a sua despensa e, quem sabe, começar a fazer as compras para o Natal. A partir das 10 horas, no parque urbano."



----------

"Os Quintais em Mação. Música e produtos frescos em mais uma edição d' Os Quintais nas Praças do Pinhal, ontem (13out) em Mação." - (ver mais no Facebook dos Quintais...)



----------

"A terceira ronda d'Os Quintais nas Praças do Pinhal iniciou-se no domingo [8set] na Sertã, com a participação de 40 produtores. A iniciativa prossegue em outubro em Mação, seguindo o esquema de rotatividade pelos concelhos que integram a Pinhal Maior."



(copiado do Facebook)

----------

Mercados do género "Os Quintais nas Praças do Pinhal", agora mensalmente em Proença:

Proença-a-Nova lançou, no domingo, 25ago, a iniciativa "Os Quintais no Mercado Municipal". Mais uma oportunidade de escolher hortícolas de produções familiares ou transformados com os sabores tradicionais.


----------

10.º mercado: decorreu em 11ago - em Vila de Rei:


"NOVA EDIÇÃO DE “OS QUINTAIS NAS PRAÇAS DO PINHAL” REPETE SUCESSO EM VILA DE REI"



"Vila de Rei recebeu, durante o dia 11 de Agosto, o décimo mercado do projecto “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, o segundo no Concelho Vilarregense, numa iniciativa que voltou a receber largas centenas de visitantes.

O evento, organizado pela Pinhal Maior com o apoio dos Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, tem como objectivo o aproveitamento dos excedentes agrícolas dos pequenos produtores da zona do Pinhal, oferecendo-lhes a possibilidade de os comercializarem em mercados periódicos, realizados nos cinco concelhos.

Nesta edição, realizada na Rua Rainha Sta. Isabel, o certame repetiu o sucesso que tem vindo a alcançar em todas as suas edições, com largas centenas de pessoas a visitarem os cerca de 40 expositores do Mercado, onde se incluíam comerciantes de produtos agrícolas, artesanato, cosmética natural e pequenos produtores licenciados de produtos tradicionais.

Durante o dia, os visitantes tiveram ainda oportunidade de assistirem aos espectáculos da Villa d’el Rei Tuna e do Grupo “Os Amigos da Concertina”, que trouxeram ao evento alguma da música tradicional da Zona Centro do País.

Irene Barata, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, afirmou que “a segunda edição do mercado «Os Quintais nas Praças do Pinhal» em Vila de Rei afirmou-se, uma vez mais, como uma importante forma de dinamizar o comércio local, através da comercialização dos excedentes agrícolas dos pequenos produtores da região. A iniciativa voltou a repetir o sucesso que tinha já atingido anteriormente, trazendo largas centenas de pessoas a Vila de Rei que, desta forma, tiveram acesso a produtos biológicos frescos de elevada qualidade.” (fonte http://www.cm-viladerei.pt)



----------


9.º mercado: (realizado a 14jul - Oleiros):


"Além de animação musical e da habitual diversidade de produtos alimentares e artesanais, no mercado deste mês, que se realizou domingo, houve demonstrações de Pilates e de Yoga.



(Copiado do Facebook)

----------

Oitavo mercado (o 2.º em Proença) - 09jun2013:

- " O oitavo mercado dos Quintais nas Praças do Pinhal está a decorrer em Proença-a-Nova, integrado na festa do município."


- "São 40 os produtores inscritos nesta feira, com uma percentagem de hortofrutícolas que desafia as leis da meteorologia. Não vai faltar frescura - produtos das nossas hortas e pomares, com frutas de verão a dar cor às bancas."
(Transcrito do Facebook)




(fotos cedidas pelo José Luís Pinheiro)

(foto obtida do Facebook dos Quintais - ver ligação abaixo...)


----------

Transcrito do Facebook de "Os Quintais nas Praças do Pinhal":

"O próximo mercado irá realizar-se a 09 de junho, em Proença-a-Nova, integrado na Festa do Município. Além de se abastecer de produtos frescos e artesanato, aproveite a animação que haverá nessa altura e descubra os sabores do pinhal."

"Sol, música, produtos alimentares e muito artesanato: Mação acolheu ... o sétimo mercado dos Quintais nas praças do pinhal."



----------

Transcrito do site do Município da Sertã (http://www.cm-serta.pt/):

" ‘Quintais’ registaram adesão


No passado domingo a Vila da Sertã recebeu mais uma edição d’ “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, um projeto promovido pela Pinhal Maior que abrange os Concelhos da Sertã, Mação, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

O bom tempo que se fez sentir contribuiu para uma ainda maior adesão de visitantes. Os 50 expositores que compunham esta edição comercializaram produtos frescos, produtos transformados e variado artesanato regional.

Durante todo o dia, o recinto foi animado pela presença de diversas coletividades oriundas dos vários concelhos abrangidos pelo projeto: Os Tambores de Casal da Madalena, Grupo de Concertinas de Cernache do Bonjardim, Grupo de Danças e Cantares do Gaio (Orvalho), Grupo de Cantares da Serra (Mação), Grupo de Concertinas da Sertã e A Bela Serrana (Vila de Rei).

Estes mercados têm como principais objetivos valorizar os produtos locais e facilitar a venda por parte de produtores familiares e realizam-se sempre no segundo domingo de cada mês, nos cinco concelhos que integram o projeto, em sistema de rotatividade. O próximo mercado realiza-se a 12 de maio em Mação."


----------


Transcreve-se do site do Município de Vila de Rei (http://www.cm-viladerei.pt/index.php?module=DisplayNoticia&ID=336)



"«Os Quintais nas Praças do Pinhal» repetem sucesso em Vila de Rei


Vila de Rei recebeu, durante o dia 10 de Março, o quinto mercado do projecto «Os Quintais nas Praças do Pinhal», numa iniciativa que trouxe largas centenas de pessoas à sede do Concelho.

O evento, organizado pela Pinhal Maior com o apoio dos Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, tem como objectivo o aproveitamento dos excedentes agrícolas dos pequenos produtores da zona do Pinhal, oferecendo-lhes a possibilidade de os comercializarem em mercados periódicos, realizados nos cinco concelhos. (…)

Irene Barata, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, realça que “a iniciativa «Os Quintais nas Praças do Pinhal» conseguiu, uma vez mais, dinamizar a comercialização dos excedentes agrícolas dos pequenos produtores da região, trazendo a Vila de Rei dezenas de comerciantes e várias centenas de visitantes. Este tipo de iniciativas permite que os visitantes tenham acesso a produtos biológicos frescos de elevada qualidade, ao mesmo tempo que incentivam a produção agrícola."

----------
 

Artigo de 12fev, publicado no site do Município de Oleiros (www.cm-oleiros.pt):

"Quintais nas Praças do Pinhal em Oleiros consolida sucesso da iniciativa.




A primeira feira de Oleiros dos Quintais nas Praças do Pinhal, realizada no passado dia 10 de fevereiro (domingo), revelou-se um enorme sucesso, tendo registado um aumento significativo de participantes e a afluência de muito público, a quem nem o mau tempo que se fazia sentir demoveu da sua intenção de vir até esta vila do Pinhal visitar um novo paradigma de mercado e porventura, uma das mais badaladas feiras tradicionais da atualidade. Pelo recinto passaram muitas centenas de pessoas que levaram para casa os produtos mais frescos e naturais provenientes dos quintais da região.


Com a participação de cerca de 65 produtores, a mostra ganhou pela diversidade e vontade de afirmar um território dotado de iguarias genuínas. As tradições culturais também tiveram o seu destaque, com a presença de artesanato e animação musical, dois argumentos que fizeram as delícias dos presentes. Pelo palco da feira, houve assim lugar para uma mostra de folclore, bandas filarmónicas, concertinas e grupos de cantares oriundos dos cinco concelhos (Oleiros, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei) que integram este projeto intermunicipal tutelado pela Pinhal Maior.

Quase a terminar a primeira ronda pelo território, esta é uma iniciativa que veio para ficar e simultaneamente, uma aposta ganha por todos. Recorde-se que o projeto pretende estimular a atividade agrícola, através do aproveitamento e escoamento dos seus excedentes, dando novas respostas às populações, potenciando a criação de novas dinâmicas geradoras de riqueza no território e fomentando uma imagem positiva de toda a região. Paralelamente a este conceito, consolida-se uma marca global de prestígio e potencia-se a criação de fluxos turísticos importantes para toda a região."

----------

Desta vez, transcrevo do "Diário das Beiras" (http://www.asbeiras.pt/) de 01fev2013:

"Pinhal Maior realiza feira de produtos regionais.




Associação Pinhal Maior realiza, a 10 de fevereiro, em Oleiros, uma feira de produtos regionais, informou hoje a câmara local.
Em nota enviada à Lusa, o município explica que a feira decorre no âmbito do projeto “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, que envolve os concelhos de Mação, Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila de Rei.
Com este projeto, a Pinhal Maior pretende aproveitar “os excedentes agrícolas provenientes dos pequenos produtores da região, estimulando a atividade agrícola”.
Durante o dia do certame decorrerá também o desfile de carnaval, que “terá como tema a agricultura”.
A feira decorrerá das 10H00 às 18H00 e tem entrada gratuita."

----------

Transcreve-se do site do nosso município (http://www.cm-proencanova.pt):


“Enchente na estreia dos Quintais em Proença.


A estreia dos Quintais nas Praças do Pinhal em Proença-a-Nova registou uma enchente de público. A tenda montada junto ao parque urbano, com 48 bancas de produtores e artesãos, tornou-se pequena para a quantidade de pessoas que participaram e responderam com particular entusiasmo às atuações dos grupos dos cinco concelhos envolvidos no projeto – Oleiros, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei. O concelho de Oleiros será o próximo a acolher o mercado, a 10 de fevereiro.

Pão caseiro e bolo finto foram os produtos que mais rapidamente esgotaram, tendo algumas bancas ficado sem stocks logo ao início da tarde. Em relação aos produtos hortofrutícolas, que ocuparam sensivelmente metade da área de venda, a oferta foi variada e além dos legumes e frutos característicos da época houve uma grande adesão às plantas aromáticas e chás e azeitona curtida.

Iniciados em novembro, os mercados realizam-se ao segundo fim de semana de cada mês, em sistema de rotatividade pelos cinco concelhos que integram a Pinhal Maior. Depois de Oleiros, a 10 de março Vila de Rei completa o primeiro ciclo da iniciativa, que conta com apoio do PRODER. Em cada feira há animação musical e divulgação alargada e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.
Qualquer produtor interessado em aderir pode a qualquer momento inscrever-se para os mercados. Toda a informação é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.”

----------

Transcreve-se do site Pinhal Digital (http://www.pinhaldigital.com):


"Proença recebeu a 3ª edição dos Quintais nas Praças do Pinhal. Numa tenda, no Parque Urbano, houve muita animação musical, com produtos dos "quintais" o que ajudou a aquecer e esquecer o frio que se fez e faz sentir. Hortofrutícolas, transformados e artesanato, no parque urbano, em Proença-a-Nova. Esta iniciativa inovadora, apoiada pela Pinhal Maior veio mostrar que é possível realizar eventos que mostrem, conjuntamente, os produtos originários dos produtores dos concelhos aderentes.
Por ali passaram centenas de pessoas. Estiveram presentes cerca de 50 vendedores: desde artesanato, produtos agrícolas, mel e derivados, fruta da época, pão, bolos, entre outros, marcaram presença. A animação musical também não faltou: Bombos de Casal Madalena, Rancho e Cernache; Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei, Associação Musical Amendoense e Bombos da Casa do Benfica de Proença."
- /- /- /-

Datas e locais dos primeiros mercados (segundo domingo de cada mês, com excepção do primeiro - ao sábado):

- 10nov2012 - Sertã;
- 09dez - Mação;
- 13jan2013 - Proença-a-Nova;
- 10fev - Oleiros;
10mar - Vila de Rei.

Nos meses seguintes, segue-se a mesma ordem (rotatividade)...

----------

Para os interessados, transcreve-se o artigo do site do nosso município (http://www.cm-proencanova.pt):

“Pinhal Maior promove venda de produtos locais.

Iniciativa em colaboração com municípios do Pinhal Interior Sul visa realização de eventos mensais para venda direta ao público.



Tem produtos da sua horta ou pomar que não consome e que acabam por se desperdiçar? A Pinhal Maior, em colaboração com os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, está a desenvolver um projeto que visa evitar desperdícios e valorizar os produtos locais. Designado “Os quintais nas praças do pinhal”, o projeto está em fase de preparação e os interessados em saber mais ou inscrever-se devem procurar informação na junta de freguesia da sua área de residência.

O objetivo é que os pequenos produtores possam vender os seus produtos em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação de rua e uma divulgação alargada. As praças serão realizadas mensalmente e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Até dia 15 de Março, as juntas de freguesia vão receber inscrições de produtores, que terão de indicar os produtos agroalimentares que oferecem e respetivas características, assim como previsões de quantidade – informações que serão depois confirmadas nas semanas anteriores a cada feira. Caberá à organização assegurar as condições logísticas, em respeito pela legislação do sector, assim como a promoção e dinamização destas atividades, contribuindo para a criação de uma marca global única de prestígio e qualidade natural.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário