terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nasceu o blogue do Vale da Carreira

Olá, amigos e conterrâneos!

Acabo de criar e começar (à experiência) um blogue (ou "blog") sobre a aldeia de Vale da Carreira (do concelho de Proença-a-Nova). Nos próximos tempos livres, irei começar a publicar sobre variados assuntos e, sempre que possível, com fotos/imagens.

Espero que se divirtam a ler/ver este blogue, com as memórias e atualidades relacionadas com esta aldeia e suas gentes, usos e costumes, convívios e festas, homenagens a antecedentes/familiares, curiosidades, humor, etc...

Aqui encontrareis também diversa informação útil (sobre Sol, Lua, eclipses, marés no Verão), além do estado do tempo, incluindo ligações para "sites"/sítios de observações e previsões meteorológicas.

Venham visitar-me sempre que quiserem. Se precisarem de ajuda ou pretenderem colaborar, contactem-me (ver em "Acerca do autor", na barra lateral)...

Obrigado e até breve...
Zé Luís

(19jan2010)
-------------

Nota acrescentada em 16abr2010Alguns temas e páginas são inicialmente publicados sem fotos ou imagens, mas estas poderão vir a ser acrescentadas posteriormente, havendo reformulação dos mesmos, pelo que não são de estranhar mudanças no conteúdo e na aparência do blogue...

- Nota acrescentada em 09fev2011Tenho revisto os textos, tentando adaptá-los ao novo Acordo Ortográfico, mas pode haver algumas falhas... Não há necessidade de muito rigor, pois temos até 2015 para nos adaptar!...

- Nota acrescentada em 01jan2013: Mais recentemente, vai-me apetecendo dizer NÃO ao Acordo... Então, não se admirem por encontrarem aqui as duas opções...

- Risquei a expressão "à experiência", porque os incentivos recebidos me "obrigaram" a continuar... Espero que gostem, contribuam e vão divulgando. Obrigado.  Ah, e podem comentar as publicações!

16 comentários:

  1. Que bela iniciativa, tio. Adorei!!!
    Mais um meio por onde, mesmo distantes, poderemos nos comunicar.
    Beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá padrinho...adorei o blog...afinal o Vale da Carreira também tem direito a entrar nas novas tecnologias!!!ah,ah!um beijinho a todos os valacarreirenses e descendentes..
    Carla

    ResponderEliminar
  3. Olá meu irmão, vejo que o meu pão também aparece aqui no blogue...é bom continuar a preservar as coisas boas da nossa terra!
    Alice Dias

    ResponderEliminar
  4. É verdade, mana Alice! Mas tinha-me esquecido de colocar o teu nome. Agora já está.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. E assim o Vale da Carreira chega aos 4 cantos do mundo...... É de louvar a criação deste blogue que apresenta de uma maneira muito interessante as tradições os saberes e os sabores desta bonita terra no interior de Portugal. Parabens e cumprimentos.

    Tiago Cassapo Dias (filho do Fernando)
    Covilhã

    ResponderEliminar
  6. esta terra esta sempre no coraçao de todos os que a amam e que se sentem feliz nela.vou pensar em escrever uma musica pa minha banda sobre o vale da carreira vou recordar sempre eta linda terra. cumprimentos carlos alves

    ResponderEliminar
  7. rosario oliveira19/02/11, 21:27

    José Luís gosto muito de tudo o que tens feito sobre a nossa terra apesar de pequena é nos muito querida beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rosário. Obrigado. Há ainda mais a publicar (e fazer pela nossa terra). Estou aberto a quem quiser colaborar também... Enviem o que quiserem, que eu publico.(Usem os meus e-mails)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. moro no Brasil, e vejo sempre o vosso blogue. Tenho umas fotos de 1974 do pessoal trabalhando na eira. Sera que gostariam que as mandassem? Abracos a todos do Vale da Carreira. Sou filha da Conceicao Alves,neta do Jose Alves e Maria dos Prazeres. Abracos a todos . Irene .Mato Grosso

    ResponderEliminar
  10. Ex.ma Sra. Irene, muito obrigado pelo seu comentário e amáveis palavras.
    Gostei de saber que lê este blogue, que eu vou tentando manter atualizado.
    Pois ainda bem que você oferece a contribuição: então, se me puder enviar essas fotos para serem publicadas, eu lhe agradeço. Talvez as junte ao artigo "À Eira, Colmo!" (de janeiro 2010), que fala dos trabalhos na eira, antigamente.
    Sei quem é a sua mãe: é irmã da minha madrinha (a Ti Lurdes). Ainda é viva, assim como a sua tia Josélia?
    Eu sou fiho do Ti José Dias e Maria dos Prazeres - já falecidos tb. (moravam no Covão, na rua atrás do Largo da Fonte). Eu moro nos arredores de Lisboa, mas ainda ontem estive lá no V. Carreira. Terça (dia 31) regresso lá e vou dizer à minha madrinha que você comentou o blogue e enviou abraços. Ela vai gostar de saber, com toda a certeza...
    Bem haja e felicidades a todos por aí, pois também sois descendentes daqui, nós dizemos que são Valecarreirenses... Eu também tenho um irmão e sobrinhos em Barretos, uma tia e primas em Curitiba, mais primos em Bebedouro e S. Simão: está todo o mundo espalhado por aí, nao é?!!!
    Fico aguardando novidades suas.
    Até breve.
    Zé Luís

    ResponderEliminar
  11. Comeco dizendo que a minha mae ainda vivi gracas a DEUS. Nao esta muito bem pois teve A V C (2)e num deles perdeu a fala.Ela tambem tem mal de ALZAIMER. A tia Joselia ja faleceu. Com relaçao as fotos da eira vai demorar um pouquinho ,pois elas estao em slaides e em Estrela d Oeste SP cidade onde moram minha mae e minha irma. Logo que la for providenciarei.
    Com relaçao a musicas antigas ,sei algumas que minha mae e meu pai (Antonio Dias -Moita Recome)cantavam.Se der para aproveitar!!!!

    O Ribatejo pai do meu Tejo ja nao te vejo sempre a cantar Os horizontes, prados e montes rios e fontes sempre a chorar. Toda beleza da natureza sinto tristeza e desolaçao. Eu acho negro o destino porque o campino esta na prisao. Dizendo que mal sabia que o riso e primo da magoa eu tenho sempre a alegria da gente da borda d agua. ////////////////////////////////////////////////////////////////////////Amar a noite e uma loucura, pois foi a noite que eu enlouqueci . Eu nao me importo que namores outras mas nunca, nunca se esqueças de mim. E se um dia bateres a minha porta pedindo-me pao, podes entrar que eu te darei abrigo ,mas nunca, nunca te darei perdao.////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Quando aqui cheguei eu nunca pensei -----------------------------------------------------------que a minha mulher ainda tivesse mae Olhe as sogras, olhe as sogras Que elas sejam contra mim eu nao me importo quem tiver sogras em casa;ponhas a bater as asas pois eu sogra nem de barro quero a porta..Abraços a todos da aldeia quando la fores

    ResponderEliminar
  12. Cara Irene,
    Muito obrigado por tudo.
    Não tenha pressa em enviar as fotos, mas quando vierem, aproveitarei para publicar...
    Lamento a falta de saúde da sua mãe.
    Amanhã já vou falar de si lá na aldeia.
    Felicidades e saúde.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Recebi, por e-mail, este comentário de um valecarreirense no Brasil (neto da Ti Rosa), que não resisto a publicar aqui. Muito obrigado ao Sr. Luis Carlos:
    ------------------------------
    Bom dia, José Luis.
    Meu nome é Luis Carlos Gomes Dias, moro no Brasil, estava pesquisando algo sobre Vale da Carreira e então achei esta matéria maravilhosa. Meu pai se chama Luis Tavares Dias; nasceu aí... Tenho vários parentes que moram aí: tios, tias, primos... Estive aí em 2006 fazendo uma visita... Meus primos são o Zé António e o João... Minha avó já falecida se chamava Maria Rosa... Quem sabe somos até parentes pois temos o mesmo sobrenome...
    Fique com Deus...
    Até mais...
    att... Luis Carlos Gomes Dias

    ResponderEliminar
  15. em breve escreverei a musica que tanto quero desta linda terra.e claro inseri-la no meu reportorio para 2012 hehehe:)

    ResponderEliminar
  16. Força, Carlos! Quando tiveres, envia...

    ResponderEliminar