domingo, 13 de janeiro de 2013

As Janeiras na Capelania do Caniçal

Mais uma vez, se transcreve um artigo sobre a tradição de cantar as Janeiras, da autoria de Fernando Alves, publicado no Jornal "O Concelho de Proença-a-Nova" n.º 682, de 10jan2013:

-----

"As populações das aldeias de Bairrada, Mesão Frio, Vale da Carreira, Caniçal Fundeiro e Caniçal Cimeiro viveram na noite do passado dia 05 e manhã do dia 06 (sábado e domingo) a tradição, quiçá centenária, (desconhece-se a data de início) do cantar das Janeiras.

Fortemente enraizada nestas gentes, todos esperam ouvir as vozes fortes, a cortar o frio da noite, de dois grupos de homens, entoando versos alusivos aos reis magos e apelando ao espírito da caridade cristã, enquanto outros batem de porta em porta, para receber as ofertas. Estas dádivas, popularmente designadas de esmolas, revertem para os fundos da Capelania do Caniçal e são dadas com a intenção de serem celebradas missas pelas "almas" dos seus entes queridos já falecidos.

Depois da celebração da missa de domingo, foram leiloados, no adro da capela, os géneros ofertados (muitas pessoas optam por doações monetárias diretas).

Como já temos referido em notícias publicadas em anos anteriores, também agora vieram muitos que residem fora mas estão fortemente ligados, por laços de sangue, a estas terras.

Em todos os participantes no cantar das Janeiras, dos vinte aos oitenta anos, reside o forte desejo de a tradição não se perder. Enquanto houver vida humana e cristãos por estas paragens, estamos convictos, vamos continuar a cantar as Janeiras.

Fernando António Alves"

---------

Ver também os artigos de jan/fev 2010:

- http://vale-da-carreira.blogspot.pt/2010/01/as-janeiras-reis.html (versos das Janeiras)
http://vale-da-carreira.blogspot.pt/2010/02/tradicao-das-janeiras.html (as Janeiras em 2010)

1 comentário:

  1. Obrigado, primo Fernando, pela permissão para publicar o teu artigo, que, como sempre, vem enriquecer o blogue...

    ResponderEliminar