sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Cemitérios abertos, no Dia de Todos os Santos e no Dia de Finados, mas...



Os cemitérios estarão abertos, mas com medidas de segurança reforçadas:

"Os cemitérios do concelho de Proença-a-Nova vão estar abertos no próximo fim de semana, ainda que tanto a Câmara como as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, entidades que gerem estes espaços, tenham adotado medidas adicionais como forma de prevenção, tendo em conta o agravamento da situação pandémica registada no país nas últimas semanas. Para além do uso obrigatório de máscara, distanciamento entre pessoas no mínimo de dois metros e desinfeção de mãos à entrada e à saída, o número máximo de concentração de pessoas é de cinco e só poderão estar no interior por um período máximo de 20 minutos, não havendo lotação limitada. “Estas medidas espelham a preocupação que temos neste tempo que nos obriga a sermos todos agentes de saúde pública e é na congregação dos esforços de todos que contribuímos para a segurança, tanto nossa como dos que fazem parte dos grupos de risco”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Temos tempo, todos, de prestar homenagem àqueles que nos são mais queridos e de quem temos saudade, mas façamo-lo com responsabilidade: é este o apelo que vos deixo”.
A proibição de circulação entre diferentes concelhos de 30 de outubro e 3 de novembro, decidida pelo Conselho de Ministros, deverá reduzir o número de visitantes na altura em que normalmente as pessoas visitam os cemitérios e prestam homenagem aos seus fiéis defuntos. Em Proença-a-Nova, o cemitério municipal estará aberto entre as 8h00 e as 17h00, o mesmo horário dos cemitérios de Sobreira Formosa, Alvito da Beira e Cunqueiros; os cemitérios de Corgas, Peral, Moitas e Vergão estarão sempre abertos neste fim de semana. Em Montes da Senhora o horário é das 8h00 às 20h00 e em São Pedro do Esteval das 8h30 às 17h00.
Tendo em conta as atuais circunstâncias, o Município recomenda que não se realizem os tradicionais peditórios no dia de Todos os Santos e os magustos nas aldeias. O mercado mensal em Sobreira Formosa, agendado para 1 de novembro, foi adiado para dia 8 de novembro."

(Copiado/retirado do site do Município de Proença-a-Nova)


Sem comentários:

Enviar um comentário