sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A primeira TV na aldeia

Deve ter sido em 1976... Estava eu na tropa, em Tancos, mais o Zé Joaquim e fomos um dia a uma loja de eletrodomésticos, em Vila Nova de Ourém (onde havia venda de material barato, que se dizia ser "de contrabando"). Aí adquiri um rádio/leitor para o carro ("Mini Clubman"), que tinha comprado há pouco, e uma televisão.

A TV era pequena e funcionava a bateria, pois ainda não havia eletricidade no Vale da Carreira... Quando a carga da bateria acabava, lá tinha eu de ir a Proença recarregar a bateria (numa oficina), durante umas horas; às vezes ficava lá de um dia para o outro.

Comprei também a antena exterior (muito grande e pesada), que me deu um trabalhão a fixar na parede da casa. Por ser no vale, nunca captou muito bem o sinal... Lembro-me de, antes de a fixar num tubo ao alto, a deixei uns tempos em cima do telhado, à experiência... Mas, por azar, veio um dia de vento forte, que a derrubou e quase danificou. Ainda por cima, eu não estava por lá; só voltei passados uns dias... Ia-se estragando todo o equipamento!

Nos anos seguintes, começaram a aparecer outras TV's na aldeia... Depois, com a eletricidade, todas as famílias passaram a possuir, à medida que se foi generalizado o seu uso em toda a sociedade. Quem consegue hoje passar sem ter alguma dessas "caixas mágicas"?!...

2 comentários:

  1. maria prazeres31/05/12, 15:30

    Encontrei o bloge por acaso.
    (ao pesquisar a planta Farpão)

    É muito importanta deixar aos nossos filhos/netos, tantas tradições que se vão perdendo e que faz parte do nosso passado.

    Muitos parabéns

    Um dia destes vou enviar quadras que a minha mãe gosta de recitar (ti carma da palhota) que foram recolhidas pelos netos.

    Prazeres Alves

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Prazeres.
    Pensei que já conhecias o blogue... Mas como não vos tenho visto nem tenho os mails de ninguém da tua família, não pude publicitá-lo. Já agora, podes enviar-me os mails que tenhas? -(usa o mail debaixo da minha foto) - Quanto ao convívio de 23/24 Junho, vê o programa (e avisa as tuas irmãs), se é que ainda não viste a pág. 10 - da LAVRAR. Cumprimentos para toda a família.

    ResponderEliminar