segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Este ano, vamos olhar mais para o céu!

     Por achar interessante e ser possível observarem-se com maior facilidade nos locais menos iluminados, como é a nossa aldeia, transcrevo do site online da Rádio Renascença (http://rr.sapo.pt), do dia 6jan2013:

Asteroide "99942 Apophis".

“Vamos passar o ano a olhar para o céu.

Dois cometas e dois asteróides vão passar pela Terra em 2013.

O ano de 2013 é uma raridade para os astrónomos, que vão poder admirar dois asteróides e dois cometas, alguns dos quais numa órbita tão perto da Terra que serão visíveis até pelos amadores.

A partir da próxima semana, é o asteróide "99942 Apophis" que visitará a Terra. Os radares da NASA estão já direccionados para ele. Vai passar a 9 de Janeiro, a cerca de 14,5 milhões de quilómetros.

O asteróide "2012 DA14" (com 57 metros de diâmetro) é menor do que o "Apophis", mas vai mover-se muito mais perto da Terra a 15 de Fevereiro: 34.500 km de altitude, o que significa que vai passar na órbita dos satélites geo-estacionários.

Se os asteróides são essencialmente compostos por rocha e por metal, os cometas são compostos por gelo e por poeira. Estes viajantes solitários formaram-se quando o sistema solar nasceu e giram à volta do Sol com frequências que variam muito, desde alguns anos a vários milhões. Quando se aproximam da nossa estrela, o calor é tal que liberam gases e um rasto de poeira que se reflecte na luz do sol. É a este fenómeno que chamamos a "cauda" dos cometas.

O primeiro que vem visitar o planeta azul este ano chama-se "2011 L4", apelidado de "Panstarrs", o nome do telescópio instalado na Universidade do Havai, que o detectou em 2011. O "Panstarrs" deve atingir o seu ponto mais brilhante entre 8 e 12 de Março.

Porém, é o cometa "ISON" (International Scientific Optical Network) que deve obter maior sucesso junto do público. De acordo com alguns cálculos, o "ISON" pode ser visível a olho nu, logo depois do pôr-do-sol, no final de Novembro, um fenómeno raro que deve prolongar-se por vários meses.”

-----------

     Veremos se será mesmo possível observar algo e se este último cometa será assim tão brilhante!
     De salientar também que dos 5 eclipses previstos para o ano, 4 deles são visíveis em Portugal!
     Ver o artigo "Olhando para o Céu..." (http://vale-da-carreira.blogspot.pt/2010_09_01_archive.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário