quarta-feira, 25 de março de 2020

Excerto de "Os mil-e-um pensamentos", de César Ramos da Silva - E homenagem a ele.

Porque me parece muito oportuno, nos tempos difíceis que atravessamos, partilho convosco este texto da autoria do Sr. César Ramos da Silva, escritor/pensador, de Corroios (com a sua permissão) - (ver mais, abaixo):

---

"Consciência. Quadro de alta resolução... Leitor d'inteligência, requisitado ao Tempo para laborar ciência pela transformação.

Independentemente do teor sofrente ou gravidade... Quem mais sofre, também facilmente atinge os graus da pequena felicidade.

Antigamente, sempre que me cansava de mim – procurava gente, procurava amor. E assim, eu sempre exorcizava a minha dor.

Tudo o que é criado no Universo, em geral, tem verso e reverso – lado do bem e, também, o perverso lado da génese universal.

Perante a Terra e, na sua ciência, o Tempo cumpre e assume. Já a consciência humana não… Guerra – a razão do costume.

No regimento do ciclo lógico, a extinção da humanidade evolui em função da celeridade do desbravamento tecnológico.

Desiludir-se é ter cansaço na alma – ou, o mesmo que deprimir-se, por não munir-se de calma. Já para ser-se feliz, basta não pensar – esquecendo – ou, o mesmo que ter tudo, nada tendo.

E, porque vivemos a Vida entre a Morte – propõe-se, que hoje vivamos alegremente, a reflexão da Morte. Sem a Morte não existiria Vida! Sabermos com naturalidade aceitar o sentido da morte – é o mesmo que valorizarmos a felicidade, que ela própria, a Morte, nos garante em vida.

Curiosa – e, paradoxalmente, a Vida é só um reflexo da Morte."

---

Excerto de: "Os mil-e-um pensamentos de César Ramos da Silva". Aqui lhe deixo os meus agradecimentos.

- / - / -

Já, no final de 2014, publiquei um poema sobre o Natal, deste escritor, que pode ler aqui: https://vale-da-carreira.blogspot.com/2014/12/e-natal-poema-da-autoria-do-sr-cesar.html

Veja mais (ou siga) o que este escritor publica/cou aqui: https://www.facebook.com/CasadaEscritaeditos/ - ou pesquise "Minha Escrita em Edição, ou "César Ramos da Silva", no Facebook.




Notas: o sr. César R. Silva vinha sofrendo de graves problemas de saúde, dos quais ele tinha a plena consciência que o desfecho seria fatal, a breve prazo.

(Um dia, ainda em 2020, telefonou-me. Teve uma longa conversa, em que me explicou vários dos seus pontos de vista sobre a vida e a morte, que disse nada temer. Apenas lamentava ter sido tão pouco acompanhado na detecção e evolução da sua doença...)

Só recentemente tive conhecimento do seu falecimento, no dia 02mai2021. Que ele descanse em paz! Os meus sentimentos à sua família e amigos... Aqui tento, também, prestar-lhe uma simples homenagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário