sexta-feira, 10 de julho de 2020

Julho quente, mas com oscilações até ao final...

Entre 5 e 7 de Julho, as temperaturas máximas superaram os 40 graus, em muitos locais do interior, tendo sido atingido o valor mais alto, de 42,8°, em Mértola, no dia 7:


Nos dias seguintes, as temperaturas desceram, atenuando-se as diferenças entre litoral e interior. Mas prevê-se que a próxima semana volte a ter valores altos, passando, de novo, os 40 graus, em muitos locais do interior... Irá ser batido o "record" anteriormente referido?

Mas até o litoral vai sentir/sentiu uma subida acentuada!

Editado em 18jul:

Eis as temperaturas máximas de ontem, dia 17. Foi batido o anterior "record" deste mês, tendo sido atingido o valor de 43,9° em Santarém (mas foram muitos os locais com 41, 42 ou 43!):


O dia de hoje, sábado, já teve uma descida ligeira das temperaturas, enquanto no litoral centro houve uma acentuada entrada de ar marítimo, surpreendendo os banhistas, com a presença de nevoeiro ou neblina, sensivelmente desde a Ericeira até Sines e mesmo até Sagres, nalguns períodos do dia:


Prevê-se que a próxima semana (entre 19 e 25) já não tenha temperaturas tão elevadas, havendo condições para trovoadas/aguaceiros, no início da semana (dias 20 e 21), evoluindo de sul/sudoeste para norte/nordeste...

Acrescentado em 21jul:

Cerca das 06h da manhã de hoje, uma linha de instabilidade (trovoadas), desde SW de Lisboa a Elvas, na imagem de radar do IPMA:


Eis o total de precipitação do dia 21 (registada nas estações automáticas do IPMA - pode ter havido outros locais com valores elevados...), que foi muito diversificada, desde apenas poucos décimos até vinte e tal mm, tendo ficado fora deste evento de instabilidade as zonas mais ao norte e mais a sul:


Mas o mais saliente desta situação foram as descargas eléctricas, em grande número, muito visíveis por serem muitas delas durante a noite.

Então, a última noite vai ficar na memória de muitos dos que vivem na parte central do país, pela quantidade de descargas eléctricas (raios)! O IPMA publicou um impressionante mapa (que apenas abrange o período de 12 horas, entre 20jul/21h e 21jul/09h), com mais de 13500 ocorrências!:


Agora que esta situação de instabilidade atmosférica passou, as temperaturas vão continuar próximas dos valores dos últimos dias, com pequenas flutuações, numa ligeira tendência de descida: diria mesmo que não haverá máximas acima de 39/40 graus. E as mínimas também não serão tão altas (as "noites tropicais" - com temp. mínimas de 20 ou mais graus - só num ou noutro local interior e no sotavento algarvio; a propósito, refira-se que durante este mês de Julho já houve cerca de 10 "noites tropicais" em Lisboa, tendo atingido, no dia 16, a temp. mínima de 28°!!!).

Mas será tempo seco, previsivelmente sem precipitação. Mas aumento de vento, com as nortadas moderadas, no litoral...

Sem comentários:

Enviar um comentário