quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Portugal em seca meteorológica

A pouca precipitação em Portugal Continental nos últimos meses deu origem a uma situação de seca meteorológica, que se vem arrastando ou agravando desde o Outono.

Leia o artigo do IPMA.


A situação deverá continuar (não se prevê precipitação até aos dias 9 ou 10, nem se antevê que ela seja significativa durante o resto deste mês...), pelo que o Governo determinou já algumas medidas para poupança de água das albufeiras...

Leia aqui.

Acrescentado em 08fev:

O IPMA já publicou o Boletim Climatológico do mês de Janeiro, que foi muito quente e muito seco. Foi o segundo ano mais seco desde 2000!


Portugal Continental em seca.

E Fevereiro segue o mesmo padrão! Veja-se as temperaturas máximas do dia 07, registadas nas Estações Automáticas do IPMA (EMA's):


Atingidos valores de 23/24 graus: 24,3 em Aljezur!
Máximas acima de 20° são imensas...


EMA's com temp. máx. iguais ou superiores
 a 22 graus, no dia 07fev.

----

Há um provérbio que diz: "se a Candelária (Sra. das Candeias, comemorada no dia 02fev) chora, está o Inverno fora; se ela rir, está o Inverno para vir". Como não chove nem quase tem chovido, neste Inverno, era bom que o provérbio desse certo: viria ainda chuva apreciável.

Aguardemos!

----

Acrescentado em 22fev:

Segundo actualização da monitorização da seca, em 15fev, 91% do Continente está em seca severa a extrema. Desenvolvimento na página do IPMA.


Entre quinta-feira e sábado, prevê-se alguma precipitação, fraca e dispersa, nas regiões mais a Sul:

Acrescentado em 23fev:

Além da seca, ainda temos um final de Fevereiro quente! Eis as temperaturas máximas de ontem, com várias estações do Sul a excederem os 25 graus (recorde de 26,3 na Zambujeira do Mar)!


Temp. Máx. de 22fev (rede IPMA).

Acrescentado em 25fev:

Ontem, confirmou-se a precipitação na parte Sul do país. É ainda pouca e nada uniforme; mas, até Sábado, pode ainda ocorrer mais alguma, dispersa...



Precip. na rede do IPMA, em 24fev.

Acrescentado em 04mar:

De 24 a 28fev, já choveu nas regiões mais a Sul do Continente. Mas, desde 01mar, que começou também no Norte. E, em certos locais, já foi apreciável, nomeadamente no dia 03.

A perspectiva é de que continue a ocorrer, para já, na primeira quinzena do mês. Que venha bastante, sem fazer estragos, pois faz muita falta!...


Precipitação de 03mar.

Acrescentado em 24mar:

Tem continuado a haver dias com precipitação, o que veio atenuar a situação de seca. Ainda bem! Nalguns períodos, tem sido favorecido o N/NW. E, noutros, mesmo o Sul. Aguardemos o próximo boletim do IPMA sobre o assunto. (Nota, em 21abr: esse boletim de monitorização intercalar da seca já está publicado no site do IPMA.)


Precipitação de 23mar. O S/SE em grande!

-------

Acrescentado em 13ago:

O IPMA publicou novo documento de monitorização da seca, em Portugal. Veja aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário