quarta-feira, 11 de maio de 2022

Amostras do Verão, em Maio, com onda de calor!

Entre os dias 4/5 e 14 de Maio, Portugal Continental teve uma amostra do calor do Verão, em quase todas as regiões: as temperaturas atingiram valores máximos apreciáveis, chegando a ser superiores a 30 graus, mesmo da ordem dos 35/36, nalguns locais.

Exceptuou-se o litoral Norte e Centro e alguns pontos mais altos do interior.

Isto configurou uma onda de calor, que parece prematura, embora muito vulgar para o mês de Maio, no interior. O IPMA descreveu-a assim:

"Neste período quente, com temperaturas acima do normal para a época, diversas estações da rede de observação de superfície do IPMA têm estado em onda de calor [ver nota abaixo], de norte a sul do território do continente.
A 10 de maio encontravam-se 40 estações meteorológicas em onda de calor com o número de dias a variar entre 6 e 8, abrangendo as regiões do interior Norte, da região Centro, do vale do Tejo e Alentejo. (...).
De referir que maio é o mês com maior ocorrência de ondas de calor, em particular nas estações do interior. A ocorrência de ondas de calor é um fenómeno que podendo verificar-se em qualquer época do ano, é mais notório e por vezes com impactos adversos (por exemplo na saúde) nos meses de verão." 

(Ver: https://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/Onda_Calor_maio2022.html)

No entanto, as temperaturas mínimas mantiveram-se baixas, em quase todo o território continental (algumas excepções no Algarve e lnterior Centro). Por isso, a amplitude térmica foi alta. A maior parte das culturas e as árvores de fruto estão com algum atraso no seu desenvolvimento (cereja, nêspera, etc.).

Ao mesmo tempo, a ausência de precipitação vem acentuar os níveis de seca, o que se torna preocupante, se, entretanto, não ocorrerem as (muito) habituais trovoadas de Maio/Junho...

Temp. Máximas de 10mai.

Os valores mais altos do ano eram, até agora, os  que estão apresentados: 35.8, em Alvega, 35.6, em Mora, e 35.5, em Santarém. Entretanto, no dia 13mai, Santarém registou 36.9°. Mas, em 20mai, registaram-se os maiores e mais generalizados valores, com muitos locais acima dos 34/35:


Temp. Máximas de 20mai. Amareleja, com 38°C, teve o valor mais alto.

Quanto às temperaturas mínimas: estiveram ainda relativamente baixas (entre 5 e 10 graus), até por volta dos dias 13/14.

Temp. mínimas de 08mai.

Depois, houve flutuações. Mas, nos dias 20 e 21, os valores foram substancialmente mais altos. Na noite de 20 para 21, nalgumas zonas e mais acentuadamente na região Centro, o calor manteve-se, de tal forma que, de madrugada, eram estas as temperaturas:

Temp. às 09H do dia 21mai.

Pela terceira vez, nos dias 26 e 27 (ou mesmo 28 e 29, em certos locais, particularmente no N/NE...) voltou a haver nova amostra de Verão, com temperaturas altas. Eis as máximas do dia 27, que ultrapassaram os 35° em muitos locais:

Temp. Máximas de 27mai. Em Mora, o valor mais alto: 38,1°C.

Temp. Máx. de 28mai. Em Pinhão - Santa Bárbara, registou-se o valor mais alto do ano, até agora: 38,2°C:

---

(Clique nos mapas, para melhor visualização. - Dados da rede de Estações Automáticas do IPMA)

------

Nota (retirada/adaptada do site do IPMA):

"Segundo a Organização Meteorológica Mundial (...), considera-se que ocorre uma onda de calor quando, num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é supeior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência. (...)

Merecem particular referência, pela intensidade, duração e extensão espacial e também pelos impactos socio-económicos, as ondas de calor (...):

  • de 15 a 23 de junho de 2005
  • de 30 de Maio a 11 de junho 2005
  • de 29 de Julho a 15 de agosto 2003
  • de Julho de 10 a 18 de julho de 1991
  • de 10 a 20 de junho de 1981".

Sem comentários:

Enviar um comentário