quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Depois da seca, o "dilúvio"... Setembro e Outubro quentes e chuvosos

Após um longo período de falta de chuva, que se vinha acentuando desde o Inverno passado (com o território de Portugal Continental em situação total de seca extrema ou severa - ver publicações anteriores), eis que a chuva chegou.

E surgiu de forma nada meiga! Apesar de, nas regiões mais a Norte, já ter ocorrido alguma precipitação, desde os dias 4 ou 5set.

Como esta precipitação tem ocorrido na forma de aguaceiros ou trovoada, a sua intensidade e quantidade é muito diferente, de local para local.

Daí que tenha caído com muita intensidade, em intervalos de tempo reduzido, provocando enxurradas, em certas zonas... Parecendo um "dilúvio"!...

Eis os totais, registados na rede do IPMA:

Precip. do dia 12set.

Precip. do dia 13set. (quantidades superiores a 50mm, em certos locais do Centro e Norte)

-----

Acrescentado em 15set:

A precipitação de ontem excedeu ainda os valores anteriores, tendo ultrapassado os 90 a 100mm, nas áreas de Braga/Amares e Covilhã:


Precip. do dia 14set. - (mais de cem milímetros, ao redor de Braga e Covilhã!) 

Hoje (15set), já se notará uma melhoria (mas ainda poderá ocorrer alguma precipitação dispersa). Dias 16 e 17, ainda melhores. Provavelmente, na parte final de Domingo e até terça/quarta-feira, volta a chuva ao Sul e Centro do país...

Acrescentado em 17set:

Em virtude das recentes chuvas, houve um "desagravamento significativo da seca meteorológica". Veja a análise do IPMA sobre a primeira quinzena deste mês.

-----

Acrescentado em 08out:

O IPMA já divulgou o boletim climatológico de Setembro. Leia-o aqui.

Exemplo da precipitação ocorrida nesse mês, em Viseu (do site weatheronline):


As maiores chuvas ocorreram quando os "restos/resíduos/vestígios" da tempestade tropical Danielle (já dissipada) atingiram a Península Ibérica. 

-----

Acrescentado em 12nov:

O IPMA publicou o Boletim Climatológico de Outubro, que se caracterizou por ser "muito quente e chuvoso" e "o 5.° mais quente dos últimos 92 anos". Leia aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário