quarta-feira, 17 de abril de 2024

Este abril incerto! Arrefecimento nos últimos dias...

Este mês de abril de 2024 está a revelar várias características: os primeiros dias (até 7 ou 8) foram chuvosos (na continuação do que vinha acontecendo desde março); mas, a partir do dia 10, repentinamente, a precipitação cessou e a temperatura começou a subir. De tal modo que, depois do dia 11, em muitos locais, as temperaturas chegaram aos 30 ou mais graus.

O dia mais quente, na quase totalidade do Continente, foi o dia 14 (no Algarve, foi o dia 15) tendo-se atingido a temperatura máxima de 33,6 graus, no Pinhão/Santa Bárbara:

Temp. Máx., em 14abr, nas Estações Meteo. Automáticas do IPMA.

As temperaturas já baixaram alguns graus, depois desse dia. Vão ainda ser superiores a 25 graus, nomeadamente em regiões do interior.

Para o fim-de-semana de 20 e 21, é esperada alguma precipitação (trovoada ou aguaceiros), principalmente na região Sul, estendendo-se a alguns locais da região Centro, temporariamente.

Depois, até final do mês, as temperaturas serão mais baixas e haverá alguns dias com precipitação. Não é de descartar a possibilidade dalguma queda de neve, bem como alguma geada... Ai as culturas!

---

De salientar que, apesar de, a nível global, se terem vindo a registar recordes de meses mais quentes, desde o passado outono (e mesmo em Portugal, nalguns meses), o período de inverno, em Portugal, tem sido relativamente chuvoso, mesmo na região Sul. Em consequência disso, o Continente deixou de estar em situação de seca...

---

Acrescentado em 28abr:

Aí está a neve, na Serra da Estrela, de novo! Imagens das "webcams", de 'Estância de Ski" e 'Meteo Estrela':


Os restantes dias de abril e os primeiros de maio vão continuar frescos e húmidos. A partir de 5, 6 ou 7 de maio, prevê-se tempo mais seco, com subida das temperaturas...

Sem comentários:

Enviar um comentário