quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Depressão/tempestade Kristin
Na madrugada de 28jan2026, conforme vinha sendo previsto pelos serviços de meteorologia em geral, o território continental português foi assolado pela depressão/tempestade Kristin.
Tendo-se começado a formar a oeste dos Açores, moveu-se muito rapidamente para este e, já próximo do continente português, acentuou-se (tal situação é designada por "ciclogénese explosiva").
X indica o centro de Kristin, entrando em Portugal Continental, cerca das 05h. Depois, continuou em deslocamento para este, saindo pela Beira Interior, em direção a Madrid e, mais tarde, costa mediterrânica espanhola...
Fez a sua entrada em terra entre Leiria e Figueira da Foz (sensivelmente na mesma zona da "tempestade Martinho", em 2025, e da "tempestade tropical Leslie", em 2018 - ver artigos neste blogue).
Os efeitos devastadores, principalmente devidos ao vento (que ultrapassou os 100 km/h - foi registada uma rajada de cerca de 176 km/h, na Base Aérea de Monte Real e consta que uma estação amadora registou mais de 208 km/h, em Soure), fizeram-se sentir com intensidade máxima, na zona centro, nomeadamente no distrito de Leiria, apesar de quase toda a zona a sul do Douro ter tido estragos. Eis alguns:
(Fotos recolhidas de diversas fontes...)
-----
Notas:
- Além dos imensos danos materiais, contabilizam-se 6 mortos, por quedas de estruturas e árvores...
- Ver também informação que o IPMA publicou: https://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?y=2026&f=Tempestade_kristin_portugal_continental.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário