Nesta semana, estamos a assistir a um acontecimento meteorológico pouco frequente em Portugal. Por outras palavras, é raro, mas pode ser cada vez mais fácil de detectar/identificar. Estou a referir-me ao aparecimento de grande quantidade de poeiras em suspensão na atmosfera, provenientes do Norte de África (deserto do Sahara).
O ar seco fica "pesado", com uma tonalidade cinza ou amarelada, muito cheio de poeiras, trazidas por uma corrente ou massa de ar vinda de sueste/sul, com trajecto desde o deserto do Sahara, passando sobre Marrocos (raramente Argélia). Atinge primeiramente o Algarve e regiões do Sul de Portugal. Como se vê nesta previsão elaborada pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), para o início de terça-feira (30mar):
Propaga-se algumas vezes para norte, até atingir, como neste caso, toda a parte ocidental da Península Ibérica.
Há muito tempo que não via uma tamanha densidade de poeira sobre Portugal!!! Esta foi a previsão para a altura mais crítica do fenómeno (terça-feira, dia 30mar, pela tarde):
A maior concentração, na zona de Lisboa e Sintra (para oeste).
Esta situação acaba por provocar a chamada "chuva de lama", caso haja precipitação. Mesmo sem ela, basta a condensação do vapor de água, durante a noite/madrugada (orvalho), para que as poeiras/lamas se depositem nos objectos expostos e no solo.
E o pó, muito fino, pode ser facilmente inalado! Deve ter-se especial cuidado com as pessoas mais jovens e mais idosas e, em especial, as alérgicas ou com dificuldades respiratórias! Deverão ficar dentro de casa, o mais possível.
Depois de um razoável período de chuva, ou mudança de vento para o quadrante oeste, a situação fica resolvida. Assim, prevendo-se chuva para quinta-feira, dia 01abr, haverá ainda alguma "chuva de lama", mas depois o ar ficará livre das poeiras...
Eis uma foto do Algarve e outra da sujidade/lama depositada numa viatura: