segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Terceira dose da vacina COVID-19 e vacina da gripe

Começou a ser administrada uma dose de reforço contra a COVID-19 (também chamada terceira dose).

Inicialmente, tiveram prioridade os idosos, de mais de 80 anos, residentes em lares ou unidades de cuidados continuados...

Vai ser possível optar-se pelo (auto)agendamento / pedido de agendamento, prática que irá ser extensiva a outros limites de idade, gradualmente, como aconteceu na campanha de vacinação anterior.

As faixas para esse agendamento (da vacina COVID e da gripe) assim como para usufruir da "Casa Aberta" têm vindo a alterar-se, pelo que deve aceder a:

- Agendamento: https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Lá se vai o Verão...

Há que aproveitar os últimos 2 dias (19 e 20out) com sabor a "Verão", neste "rectângulo à beira-mar"!

De seguida, teremos temperaturas mais próprias para o Outono, mas sem grande perspectiva de precipitação...

Embora pareça que o Verão está a alongar-se, já não é novidade: nos últimos anos, o tempo quente tem avançado pelo Outono (set. e out.).

Por norma, o interior tem menos humidade que o litoral e as temperaturas de Verão chegam a valores mais altos e durante mais dias. Mas, em 2021, a diferença entre litoral e interior foi mais acentuada. Enquanto os habitantes junto à fronteira estavam "fartos" do calor (quase permanente em jul/ago), os do litoral ansiavam por valores mais altos. 

Daí que ainda tenham apreciado os valores relativamente altos dos últimos tempos... Prevê-se que os dias 19 e 20out sejam os "últimos" com valores a recordar o Verão...

Deixo, a seguir, (copiado do site 'weatheronline') um apanhado das temperaturas máximas, desde Junho, onde é nítida a diferença entre litoral (p/ ex. Lisboa) e interior (Castelo Branco):


(Créditos: https://www.weatheronline.co.uk)

- - -

Act. de 20out2021:

Eis as máximas do dia de ontem (19out),
observadas na rede de Estações Meteo.
Automáticas (EMA), do IPMA:

Valores acima dos trinta graus, em muitas EMA's.
Os mais altos, de quase 34 graus!!!
(clicar, para ampliar)

No dia de hoje, 20out, já haverá uma tendência de descida, que se firmará nos dias seguintes. No NW do país, está  a ocorrer alguma chuva, que se pode estender ao litoral do Centro. Factores e valores, então, já mais típicos de Outono...

Act. de 28out2021:

Entre 29out e 02nov, haverá precipitação e vento, a lembrar a chegada de tempo outonal/invernal... E gradual descida das temperaturas, a partir do dia 01nov, com a primeira queda de neve (uma amostra), na Serra da Estrela e, com menor probabilidade, nos pontos mais altos do Norte e Centro.

E atenção à mudança da hora, no dia 31...

Act. de 30out2021:

Eis os valores máximos das rajadas de vento e da precipitação, do dia 29, nas EMA's do IPMA:


Vento com rajadas, que superaram os 80 km/h,
em vários locais - máx. 115, em Tondela.


Valores totais de precipitação bem altos,
no Norte e Centro - muitos acima dos 50 mm,
com máx. 117 mm, em Chaves.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Pedido de divulgação...

"O Centro Ciência Viva da Floresta acolhe no próximo sábado, dia 16 de outubro, uma iniciativa que pretende assinalar o Dia Internacional da Alimentação que terá dois momentos: da parte da manhã realiza-se a segunda edição da Rota das Plantas Aromáticas e Medicinais na História da Medicina que assinala os cem anos da descoberta da insulina; da parte da tarde decorrerá a 11ª oficina do BioAromas (este ano em conjunto com o BioAromas – liis) dedicada ao tema das “Plantas aromáticas e medicinais na alimentação sustentável e consciente”. No primeiro caso as inscrições são gratuitas (e obrigatórias) e no segundo têm um custo de 13€ e o limite de 30 participantes. As mesmas podem ser formalizadas até 14 de outubro junto do Centro Ciência Viva da Floresta através do link:

https://www.ccvfloresta.com/actividades/oficinas/488-rota-das-aromaticas-bioaromas-bioaromasliis

Em anexo segue o cartaz."