A situação de alerta, no âmbito da pandemia, é prolongada até 30jun, sem prejuízo de poder ser renovada, assim como há a possibilidade de adopção de novas medidas, caso a situação da COVID-19 o exija:
sábado, 28 de maio de 2022
quinta-feira, 26 de maio de 2022
Quarta dose já arrancou...
Iniciou-se, na semana passada, a vacinação da quarta dose (ou segunda de reforço) contra a COVID-19.
Começou pelos idosos de mais de 80 anos e tem vindo a descer, estando agora (10nov) a começar a ser chamados os de 50 a 60 anos.
Esteja atento...
Leia o que escrevi, em nota, no final da publicação seguinte: http://vale-da-carreira.blogspot.com/2021/12/vacinacao-de-criancas-dos-5-aos-11-anos.html?m=0
Ou veja também, no site do SNS, aqui: https://www.sns.gov.pt/noticias/2022/05/13/vacinacao-contra-a-covid-19-76/
terça-feira, 24 de maio de 2022
Testes à COVID-19 voltam a ser gratuitos, nas farmácias. Com prescrição
A partir de hoje, voltam a ser gratuitos os testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, feitos nas farmácias e com prescrição médica do SNS.
A justificação é dada no preâmbulo da Portaria n.° 151-B/2022, de 23mai:
"A pandemia da COVID-19 mantém uma incidência muito elevada no país, com tendência crescente, para o que poderá contribuir o aumento de circulação de variantes com maior potencial de transmissão, estimando-se que a linhagem BA.5 da variante Omicron já seja dominante em Portugal."
Para já, a medida vigorará até ao final de Junho, sem prejuízo de poder ser renovada.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
Alívios e/ou medidas alteradas. Quarta dose da vacina COVID-19 vai avançar...
Foram ou estão a ser implementados alívios ou alterações de algumas medidas. Assim:
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Poema do António Joaquim Alves
Mais um belo poema alusivo à situação actual da nossa aldeia, cada vez mais deserta...
Agradeço ao António ter-me permitido publicar a matéria.
-----
Personagens redundantes
em campos abandonados.
Recantos onde antes
gentes de todas as idades
preenchiam o tempo
com aquela sabedoria própria
de quem aprendeu fazendo.
Tempos velhos quase esquecidos
casas vazias
que guardam memórias
dos que se foram
dos que partiram deste mundo.
Lugares onde agora
encontramos mortos ainda vivos
presos a trabalhos
há muito suspendidos.
António Alves
12/05/2022"
quarta-feira, 11 de maio de 2022
Amostras do Verão, em Maio, com onda de calor!
Entre os dias 4/5 e 14 de Maio, Portugal Continental teve uma amostra do calor do Verão, em quase todas as regiões: as temperaturas atingiram valores máximos apreciáveis, chegando a ser superiores a 30 graus, mesmo da ordem dos 35/36, nalguns locais.
Exceptuou-se o litoral Norte e Centro e alguns pontos mais altos do interior.
Isto configurou uma onda de calor, que parece prematura, embora muito vulgar para o mês de Maio, no interior. O IPMA descreveu-a assim:
"Neste período quente, com temperaturas acima do normal para a época, diversas estações da rede de observação de superfície do IPMA têm estado em onda de calor [ver nota abaixo], de norte a sul do território do continente.
A 10 de maio encontravam-se 40 estações meteorológicas em onda de calor com o número de dias a variar entre 6 e 8, abrangendo as regiões do interior Norte, da região Centro, do vale do Tejo e Alentejo. (...).
De referir que maio é o mês com maior ocorrência de ondas de calor, em particular nas estações do interior. A ocorrência de ondas de calor é um fenómeno que podendo verificar-se em qualquer época do ano, é mais notório e por vezes com impactos adversos (por exemplo na saúde) nos meses de verão."
No entanto, as temperaturas mínimas mantiveram-se baixas, em quase todo o território continental (algumas excepções no Algarve e lnterior Centro). Por isso, a amplitude térmica foi alta. A maior parte das culturas e as árvores de fruto estão com algum atraso no seu desenvolvimento (cereja, nêspera, etc.).
Ao mesmo tempo, a ausência de precipitação vem acentuar os níveis de seca, o que se torna preocupante, se, entretanto, não ocorrerem as (muito) habituais trovoadas de Maio/Junho...
Temp. Máximas de 10mai.
Temp. mínimas de 08mai.
Depois, houve flutuações. Mas, nos dias 20 e 21, os valores foram substancialmente mais altos. Na noite de 20 para 21, nalgumas zonas e mais acentuadamente na região Centro, o calor manteve-se, de tal forma que, de madrugada, eram estas as temperaturas:
Temp. às 09H do dia 21mai.
Pela terceira vez, nos dias 26 e 27 (ou mesmo 28 e 29, em certos locais, particularmente no N/NE...) voltou a haver nova amostra de Verão, com temperaturas altas. Eis as máximas do dia 27, que ultrapassaram os 35° em muitos locais:
Temp. Máximas de 27mai. Em Mora, o valor mais alto: 38,1°C.
Temp. Máx. de 28mai. Em Pinhão - Santa Bárbara, registou-se o valor mais alto do ano, até agora: 38,2°C:
---
(Clique nos mapas, para melhor visualização. - Dados da rede de Estações Automáticas do IPMA)
------
Nota (retirada/adaptada do site do IPMA):
"Segundo a Organização Meteorológica Mundial (...), considera-se que ocorre uma onda de calor quando, num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é supeior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência. (...)
Merecem particular referência, pela intensidade, duração e extensão espacial e também pelos impactos socio-económicos, as ondas de calor (...):
- de 15 a 23 de junho de 2005
- de 30 de Maio a 11 de junho 2005
- de 29 de Julho a 15 de agosto 2003
- de Julho de 10 a 18 de julho de 1991
- de 10 a 20 de junho de 1981".
terça-feira, 3 de maio de 2022
Fim aos certificados digitais ou testes negativos, para visitas hospitalares
As visitas aos doentes internados nos hospitais já não estão sujeitas à apresentação de certificados digitais ou testes negativos à COVID-19, segundo orientação da DGS.
Mas não se esqueça da máscara! Aconselha-se que traga consigo sempre uma máscara (de reserva), pois, embora não seja obrigatório o seu uso em muitos locais, é aconselhado que a coloque, em aglomerados de pessoas, locais pouco arejados, etc. Assim, nunca será apanhado de surpresa...
segunda-feira, 2 de maio de 2022
Faleceu a Ti Conceição Branco
Ontem, dia 01mai, deixou-nos a Ti Conceição, viúva do Ti Manuel Branco, aos 93 anos de idade.
Aos filhos, netos, irmã, nora, sobrinhos e primos deixamos aqui os nossos sentidos pêsames. Que ela descanse em paz!
Na Capela do Caniçal Cimeiro, dia 03, às 14h, será/foi celebrada missa e exéquias fúnebres, sendo depois sepultada no cemitério de Proença.