quarta-feira, 24 de julho de 2024

Ontem (23jul) foi o dia mais quente do ano. Editado: no dia 10ago, foi atingida a temperatura máxima mais elevada do ano: 45,6 graus. E o mês de agosto bateu o "record": o mais quente do Globo...

Finalmente, o calor chegou! Apesar de já ter havido algum calor, especialmente no interior do país, esta semana começou com temperaturas bem mais altas: máximas acima dos 40°C, em muitos locais.

Ontem, dia 23jul, nas Estações Meteorológicas Automáticas do IPMA (as EMA), foram atingidos os maiores valores de temperatura, tanto nas máximas como mínimas. 

Eis os valores:

Temp. Máx. de 23jul2024 - Alvega com 45,5°!

Temp. mín. de 23jul2024 - alguns valores acima dos 25°; e imensos acima dos 20°, o que configura noites tropicais...

Este episódio de calor pode não ser suficiente para se considerar uma verdadeira "onda de calor", excepcionando porventura os locais com maior interioridade. É que hoje os valores serão muito parecidos com os de ontem, mas, a partir de amanhã, descerão significativamente (entre 5 a 10 graus). Terão sido só estes 3 dias os mais agrestes...

Depois de 3 semanas 'anormais' para o mês, aí está o desejado Verão! Fica aqui registada a precipitação dos dias 14 e 15, em que choveu em grande parte do Continente português:

Prec. de 14jul.

Precip. de 15jul.

Aliás, esse tempo mais fresco e húmido era a continuação do que se passou na maior parte do mês de Junho... Como exemplo, eis a precipitação de Coimbra:


---

Actualização de 30jul2024:

Entretanto, também o dia 29jul voltou a defraudar quem estava a contar com bom tempo. Eis a precipitação, nas EMA's do IPMA:


---

Actualização de 11ago2024:

Entretanto, no dia 10ago, na EMA, situada em Pinhão/Santa Bárbara, foi registada a temperatura máxima mais alta do ano, com 45,6° C. E, em muitos outos locais, os valores estiveram acima dos 40... Veja:


Temp. Máx. de 10ago.

------

Actualização de 21set2024:

O mês de agosto deste ano foi considerado o mais quente do Globo e o segundo mais quente da Europa...

Veja o desenvolvimento da notícia aqui.