sábado, 27 de janeiro de 2024

Janeiro muito variável! Primeiro, chuvoso; depois, quente! De tal maneira que se registou a primeira onda de calor de 2024! E o mais quente, a nível global, entretanto já suplantado por fev. e mar...

Este janeiro de ano bissexto tem-se mostrado muito incerto, com grande variabilidade ou flutuação, particularmente nas temperaturas e precipitação!

No que se refere à precipitação, foi chuvoso nos primeiros 19 dias (e mesmo até dias 22 e 23, no Minho, Douro Litoral, Beira Litoral e um ou outro local de Trás-os-Montes). Os valores foram generosos e até as regiões do Baixo Alentejo e Algarve foram contempladas, com o consequente aumento de armazenamento nas barragens/albufeiras.

Precipitação em Lisboa/Geofísico.
 (Segundo "weatheronline")

Nas temperaturas, também houve flutuações. Desde dias com valores normais, mesmo com mínimas a chegar ou mesmo baixar dos 5 graus, por exemplo em Lisboa (creio que no aeroporto chegou a ser de 3), mas valores até -3 a -5 no interior e NE. Na Serra da Estrela, a neve caiu em dois pequenos períodos, mas atingiu pequena altura. Depois, derreteu...

Passado esse período, passou-se de massa de ar maioritariamente de origem polar para ar tropical. A par da subida das mínimas, as temperaturas máximas estiveram bem acima do normal para o mês. Eis os valores obtidos nas Estações do sítio do IPMA,  nos dias 24 e 25:


Neste dia, foi obtido o "record" de temperatura

máxima, em janeiro: 26,3 graus, em Aljezur.

---

Há dias saiu uma análise mensal do IPMA, que refere que se tratou da primeira onda de calor de 2024, e se propagou ainda para fevereiro... Leia aqui.

---

Agora, o IPMA publicou outro estudo, onde se revela que, a nível mundial, foi o mais quente (todos os últimos meses têm vindo a suplantar-se - ver publicação de 16nov). Em Portugal, este mês foi o mais quente dos últimos 58 anos e o terceiro mais quente, desde 1931 (só 1955 e 1966 foram ligeiramente mais quentes, mas também mais chuvosos...). Veja aqui.

---

Entretanto, o mês de fevereiro de 2024 foi o fevereiro mais quente, tanto em Portugal como a nível global. Leia.

---

Também o mês de março de 2024 foi o mais quente a nível global. Veja.