sábado, 17 de junho de 2023

Agradecimentos...

A Família Dias vem agradecer a todos quantos estiveram presentes nas cerimónias fúnebres do nosso querido Fernando António Dias (falecido nos Países Baixos, no passado dia 11), que tiveram lugar na tarde do dia 16jun. E também a todos os que, mesmo ausentes, nos manifestaram o seu pesar por esta partida tão inesperada.

Também agradecemos à agência funerária Moreira, da Covilhã, que fez a sua trasladação/transporte dos Países Baixos para Proença-a-Nova. Assim como à Funerária Mendes & Santos, que ajudou a tratar doutros assuntos relacionados com o funeral...

Descansa em paz, Fernando!

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Reproduzo também a publicação enviada pela família ao Jornal de Proença:

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Quando ligar para 112 ou 808242424

Saiba a diferença entre (ou quando) ligar para os números 112 ou 808242424.

Embora sejam ambos números grátis, ligados às questões da saúde e usados em casos de pedido de ajuda, há uma necessidade de diferenciar a sua utilização. Esta diferenciação é mais premente em alturas de pandemia ou de doenças sazonais ou que afectam, (quase) simultaneamente, muita população...

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Ligar para o 112 (número de emergência nacional / europeu). Usar em caso de acidente ou doença súbita (que possam implicar risco de vida), tais como:

- alteração do estado de consciência;

- suspeitas de AVC, ataque/enfarte do coração (dor no peito);

- engasgamento (após tentativa de ajuda);

- dificuldade em respirar;

- acidentes com feridos;

- hemorragias abundantes ou incontroláveis;

- queimaduras graves ou em partes sensíveis...

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Ligar para o 808242424 (linha SNS24 ou "Saúde 24") quando tiver:

- dor ligeira ou moderada (garganta, barriga, etc.);

- tosse persistente;

- febre;

- náuseas, vómitos alimentares;

- diarreia;

- alteração da tensão arterial;

- choro continuado de criança;

- comichão, picadas e outras alterações da pele...

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Nota: em ambos os casos, responda, o mais rigorosamente possível, às perguntas que lhe serão colocadas. É feita uma triagem (mais exaustiva, na "Saúde 24"). Será aconselhado sobre o que se segue ou o que deve fazer. As duas entidades contactadas, em função da especificidade/gravidade do caso, podem redireccionar de um para o outro serviço...

(Adapado de publicação da "Deco Proteste")