O dia 10jul2021, foi o mais quente, em Portugal Continental, até ao momento. Nesse dia, as temperaturas máximas registadas (sujeitas as validação posterior) na rede das EMA do IPMA foram:
(clicar, para ver melhor)
A região mais atingida foi o Alentejo, como é quase normal. Felizmente que, no dia seguinte, os valores desceram, associados a um aumento do vento de NW/N (nortada), excepto na parte central do Algarve:
(clicar, para ver melhor)
Mas, o Interior Centro e o Sul voltaram a sofrer com as poeiras do Norte de África. Ao final do dia 11, notava-se bem nesta imagem de satélite:
entre o Norte e o Sul!
No Litoral Oeste, voltaram as nuvens baixas, entrou ar marítimo em todo o país e as temperaturas baixaram.
Dias 12 e 13 continuam mais amenos, mas as temperaturas voltarão a subir, nos dias seguintes.
Acrescentado em 18jul:
Numa primeira análise, diremos que, entre dia 10 - e mesmo já no dia 9, no Alentejo - e dia 17 de Julho, o calor foi intenso (à excepção dalgumas zonas do litoral oeste, e dos dias um pouco mais amenos, de 12 e 13jul). No dia 18jul, as zonas mais próximas da fronteira, ainda se manteve com valores máximos acima de 35°...
O IPMA deverá abordar melhor o assunto desta(s) "vaga de calor", tipicamente do Verão, nos seu Boletim Climatológico (a ver no separador "Clima")...
Sem comentários:
Enviar um comentário