terça-feira, 23 de maio de 2023

Aí estão as trovoadas/chuvas de Maio

Num ano em que se vem sentindo situação de seca, as habituais trovoadas de Maio/Junho chegaram, finalmente...

Estão associadas à instabilidade atmosférica, resultante do aquecimento normal (aumento da temperatura à superfície), que se vai acentutando, à medida que se avança da Primavera para o Verão. 

Quase sempre, as precipitações ocorridas, associadas a trovoadas ou aguaceiros, têm uma desigual distribuição pelo território, umas vezes mais no interior, no Sul e no Centro. Com o passar dos dias, costumam migrar para o Norte e atingem até o litoral...

O período do dia em que são mais propícias é a tarde. Mas, por vezes, prolongam-se pela noite e vão-se deslocando (quase sempre) em direcção às zonas do litoral, até à madrugada do dia seguinte.

Anote-se na distribuição irregular, com valores altos em certos locais e mesmo nulos noutros. Assinale-se que chega a haver valores ainda maiores do que os que são registados nas estações meteorológicas (automáticas ou convencionais), dado o carácter isolado e, por vezes, de menor extensão horizontal das células de nuvens.

Em certos locais mais atingidos pelas nuvens de maior desenvolvimento vertical, ocorrem descargas eléctricas, ventos com rajadas fortes, granizo ou saraiva, com prejuízos em culturas, deslocamento de terras, arranque/destruição de árvores, etc.

Eis os valores das estações automáticas (EMA) do IPMA, nos dias 21 e 22mai, respectivamente:


O valor mais elevado foi em Mortágua,
com mais de 25mm.

----

Na tarde do dia 23mai, eis as células de trovoada bem desenvolvidas, segundo o site do IPMA, nas regiões Centro e Sul:


Além doutras zonas do Centro e Sul, a região de Lisboa/Setúbal foi muito afectada pelas células de trovoada, com muita actividade eléctrica e "descarregando" quantidades significativas de precipitação:


A situação deve manter-se, embora atenuada num ou noutro dia, pelo menos até à primeira semana de Junho...

-----

Acrescentado, em 08jun:

O mês de Maio foi muito quente e muito seco (apesar de, a partir dos dias anteriormente referidos, ter ocorrido precipitação)... Veja o Boletim emitido pelo IPMA aqui.

Apesar do Junho estar bem diferente (mais fresco e húmido, com dias de precipitação, às vezes trovoadas dispersas), espera-se que o tempo aqueça e seque, na segunda quinzena...

Sem comentários:

Enviar um comentário